terça-feira, 22 de abril de 2014

Prefeitura e Cati oferecem curso de conservação dos solos




A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) realizam na sexta-feira, 25 de abril, Oficina de Conservação dos Solos para estudar e discutir práticas conservacionistas do solo e da água em propriedades agrícolas. O encontro ocorrerá das 7h30 às 12h30, no bairro do Pinhal.
O público-alvo são os produtores agrícolas de Limeira e região, mas a oficina está aberta aos demais interessados no tema da conservação de solo.
Os participantes sairão às 7h30 da sede da Cati, que fica no Parque Cidade de Limeira, e terão transporte até o sítio Colete, no bairro do Pinhal. A oficina será oferecida pelo professor Afonso Peche Filho, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas. Peche Filho dá aulas no curso de especialização em manejo de solos da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e é especialista em engenharia de água e solo.
Segundo o diretor de Parques Ambientais, Tiago Georgette, a oficina será dividida em cinco estações. Serão abordados assuntos sobre bases da agricultura conservacionista, análise da paisagem, critérios para instalação de práticas conservacionistas, qualidade na construção de estruturas conservacionistas e conclusões e encerramento.
“A oficina busca capacitar os produtores e ao mesmo tempo comemorar o Dia Nacional da Conservação dos Solos, comemorado no dia 15 de abril”, disse Georgette. A data foi instituída pela lei 7.876/1989 e, conforme o diretor, é dedicada para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de se utilizar de forma correta os recursos naturais. “Assim viabilizarmos a manutenção e melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental”, afirmou.
Para Georgette, todo investimento em capacitação e novas tecnologias é fundamental.  “O solo não é apenas um suporte para as plantas, mas sim um complexo sistema mineral, hidrológico e biológico que precisa ser conhecido e protegido para garantir sua perenidade.”
As inscrições poderão ser feitas na sede da Cati, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ou pelos telefones 3441-8026, 3441-8051 e 3446-3032.

SERVIÇO
Oficina de Conservação dos Solos
Quando: 25 de abril (sexta-feira)
Horário: 7h30 às 12h30 (saída da Cati, no Parque Cidade de Limeira)
Onde: Sítio Colete, bairro do Pinhal
Inscrições: Cati, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ou pelos telefones 3441-8026, 3441-8051 e 3446-3032

Fonte: Site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário