quarta-feira, 4 de maio de 2011

Parque do Ibirapuera vai ganhar versão 360°



Área verde será 1º ponto turístico de SP a ter passeio virtual no Google Street View

O Ibirapuera está prestes a ficar a alguns cliques de distância de visitantes e de gente que sequer o conhece. O parque foi o primeiro ponto turístico de São Paulo mapeado pelo Google Street View. Pela internet, será possível passear virtualmente por suas pistas e ciclovias, assim como já ocorre com ruas e avenidas.

O Google mantém sigilo sobre quando as imagens tridimensionais estarão disponíveis online para "navegação". A empresa se limita a dizer que será "o mais breve possível". Por enquanto, ao acessar o Street View pela ferramenta de localização e mapas, o usuário pode ver apenas uma sequência de fotos estáticas do Ibirapuera, previamente adicionadas por colaboração de qualquer pessoa.

Segundo o Google, o parque foi escolhido por sua importância para a cidade. "As pessoas querem compartilhar os lugares de que mais gostam", diz o gerente de produtos de geolocalização do Google para América Latina, Marcelo Quintella. "A intenção é mapear outros parques e pontos turísticos."

O registro de imagens no Ibirapuera foi realizado no mês passado por uma equipe de ciclistas. Eles pedalavam em pequenos triciclos adesivados com a marca da empresa - apelidados de trikes - e rebocavam um equipamento fotográfico de 113 quilos. Os trikes foram criados para fotografar lugares públicos ou privados onde carros não chegam.

À medida que circulavam pelo parque, câmeras faziam fotos panorâmicas, cuja localização era dada por GPS. As informações eram gravadas em um computador. A administração do Ibirapuera informou que os ciclistas do Google visitaram o interior do parque duas vezes.

Os carros do Street View também estão nas ruas de São Paulo. Segundo a empresa, para ajuste de equipamento (idêntico ao dos triciclos), agora com 15 câmeras fixadas em um globo no topo dos veículos - o usado anteriormente tinha nove. O Google afirma ter mapeado toda a malha viária de São Paulo, inclusive de favelas, e diz que a atualização gera imagens com mais resolução e definição dos que as atuais.

Votação. Outros dez pontos turísticos e históricos do Brasil estão na mira do Google. Eles foram escolhidos por votação no site oficial do serviço (www.exploreostreetview.com.br). O Autódromo de Interlagos aparece no topo da lista. A navegação por imagens em três dimensões, porém, ainda não está disponível no autódromo. É possível ver fotografias, mas não dá pra circular na pista do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

O Google garante que os dez locais votados serão mapeados e terão tour virtual com imagens em três dimensões. No Rio, ciclistas em trikes já mapearam o Jardim Botânico e o Bondinho do Pão de Açúcar.

O Street View foi lançado no País em setembro. As primeiras cidades fotografadas foram São Paulo, Rio e Belo Horizonte. No total, estão no mapa do site 51 cidades das regiões metropolitanas dessas capitais, além de cidades históricas de Minas, como Tiradentes e Ouro Preto.

Fonte: Estadão (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário