quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Debate sobre ética e justiça marca 2ª Conferência de Proteção e Defesa Animal




O primeiro dia da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Animal ocorreu nesta segunda-feira, 5 de outubro, e contou com cerca de 50 pessoas. A realização é da Prefeitura Municipal de Limeira, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (COMDDA). Quem compareceu ao Teatro Nair Bello pôde assistir a uma palestra sobre ética, justiça e direitos animais com o grupo Muda, de Piracicaba, além de conferir um balanço das atividades do COMDDA em 2014 e 2015.

Segundo o diretor de Educação Ambiental, Tiago Georgette, o primeiro dia da conferência foi produtivo pois permitiu mostrar os avanços do conselho neste biênio. “Pudemos institucionalizar as ações em defesa dos animais, como a verificação das questões legais do rodeio, além de melhorar a comunicação com a sociedade”, explicou. O conselho também criou uma cartilha que dá explicações sobre castração.

O departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA) também apresentou um balanço do primeiro ano de atividades. São diversos serviços prestados pelo DPBEA, como orientação veterinária, fiscalização, acolhimento de animais e a feira de adoção, além dos programas de castração e identificação por microchip. Atualmente, o setor possui 111 cães e 36 gatos abrigados. Os atendimentos veterinários gratuitos chegaram a 2.954. O serviço de microchipagem, durante um ano, atendeu 1.270 animais. Além disso, foram 2.425 denúncias fiscalizadas pelo departamento.

Nesta terça-feira, 6, a partir das 18h, ocorre o segundo dia da conferência, onde haverá debate sobre as diretrizes e próximas ações em relação aos animais, além da eleição de novos conselheiros da sociedade civil para o biênio 2016/2017 do COMDDA.

O Teatro Nair Bello fica no Parque Cidade de Limeira, localizado na rua João Kühl Filho, s/nº, na Vila São João. 

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário