terça-feira, 29 de setembro de 2015

Prefeitura de Limeira faz plantio de mudas para comemorar Dia da Árvore




A Prefeitura de Limeira promoveu no domingo, 20 de setembro, às 11h, o plantio de 25 árvores nativas na mata ciliar do Ribeirão Lagoa Nova, no Parque do Jardim do Lago, dentro do projeto Hora Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A iniciativa, que contou com o apoio do Grupo de Escoteiros 362, da Casa de Umbanda de Limeira e da Rede Social do Senac, foi realizada simultaneamente em 60 municípios paulistas, em razão do Dia da Árvore, comemorado nesta segunda, 21 de setembro.
A Hora Verde é inspirada na Hora do Planeta, que incentiva os habitantes a apagarem as luzes das cidades durante uma hora, uma vez ao ano. O objetivo da Hora Verde é fazer um alerta sobre a necessidade da conservação e do aumento da cobertura vegetal no estado de São Paulo. Para tanto, prefeituras, entidades não governamentais, setor privado, órgãos do Estado e indivíduos realizaram plantios simultâneos em suas cidades.
Os locais dos plantios foram os mais diversos: áreas urbanas (ruas, praças, quintais, parques), matas ciliares, áreas rurais, unidades de conservação e quaisquer outras áreas onde o ato do plantio permitia a reflexão sobre o papel da árvore para a biodiversidade, a produção de água, o controle de erosão, o conforto térmico, a prevenção de doenças e outras contribuições relevantes para o bem-estar humano.

Arborização

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, vem implementando várias ações para promover o plantio de 300 mil mudas de árvores nativas em Limeira até o final de 2016. Desde o início do ano, já foram plantadas mais de 5 mil mudas na cidade.
Uma das iniciativas de incentivo à arborização é a publicação da cartilha “Arborização Urbana”, que esclarece de forma detalhada os benefícios da arborização, além de mostrar como deve ser feito o plantio correto nas calçadas. O material vem sendo distribuído desde junho em escolas, associações de moradores e centros comunitários, com o intuito de conscientizar a população.
Na cartilha, o munícipe também pode conferir orientações sobre a manutenção da muda, como a irrigação e outros cuidados, além de receber informações sobre a poda e a remoção de árvores, que só podem ser feitas por funcionários da prefeitura. Um alerta importante é referente à poda drástica, em que há corte total da copa.
Segundo o diretor de Educação Ambiental, Tiago Valentim Georgette, esse tipo de poda não é recomendado e somente é efetuado em condições de emergência. “A poda drástica é crime ambiental e há penalidades para a pessoa física ou jurídica responsável pelo ato, além de uma multa no valor de R$ 6 mil, que pode dobrar caso a árvore morra”, esclareceu.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Mais imagens do plantio realizado no dia 20 de setembro de 2015























Nenhum comentário:

Postar um comentário