sábado, 16 de agosto de 2014

Hadich expõe experiência positiva de Limeira no uso da água

 

As experiências positivas dos municípios na gestão da água foram apresentadas por prefeitos da região durante o Arq.Futuro. O evento, que trabalhou o tema “A cidade e as Águas”, ocorreu nesta segunda-feira, 4 de agosto, e terça-feira, 5, no Teatro do Engenho Erotides de Campos, em Piracicaba.

A proposta do Arq.Futuro é debater temas relacionados ao campo da arquitetura e do urbanismo, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros. Os seminários discutem os desafios de planejamento e gestão enfrentados pelas cidades. O encontro era realizado apenas em capitais e pela primeira vez aconteceu em uma cidade de médio porte.

O prefeito de Limeira, Paulo Hadich, participou de uma mesa redonda com a presença dos prefeitos Gabriel Ferrato, de Piracicaba; Nelson Dimas Brambilla, de Araras, e da vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Garboggini Di Giorgi. A mesa de debate teve a mediação do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros.

Hadich apresentou dados sobre a bacia hidrográfica de Limeira e destacou a importância da conservação do ribeirão Pinhal para o futuro sustentável do município. O prefeito ressaltou que problemas como ocupação irregular do solo, na área rural, degradação de áreas de preservação, construção de poços artesianos em excesso e fossas negras que contaminam o lençol freático nunca tinham sido enfrentados, mas esse quadro vem mudando.

“Temos uma perda física de 15%, quando no Brasil a média é de 38%; o nosso esgoto é 100% tratado; o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal é muito eficiente, trabalhamos o tema nas escolas da rede pública; fazemos audiências públicas e criamos conselhos”, apontou Hadich como alguns exemplos do trabalho que está sendo realizado na cidade.

Os prefeitos de Piracicaba e de Araras também expuseram dados das cidades e a vice-prefeita de Sorocaba falou sobre a criação de 23 parques lineares que foram construídos para a conservação dos leitos dos rios e ribeirões da cidade.

Barros, ex-prefeito de Maringá, reforçou que o saneamento é um trabalho de vários governos e para isto é fundamental um planejamento estratégico com a continuidade das políticas públicas. Segundo ele, a continuidade e a participação popular fez com que a cidade atingisse níveis elevados em comparação aos municípios do Brasil. “A sociedade civil organizada entendeu que a participação dela é legítima. O cidadão precisa decidir se ele quer somente reclamar ou quer ver o problema resolvido. Então é preciso a efetiva participação popular”, disse.

“Limeira busca exemplos de cidades que tiveram a continuidade das políticas, como em Piracicaba e Maringá. A cidade não teve essa cultura de continuidade de políticas, no passado, por isto enfrentamos problemas e trabalhamos para mudar essa realidade”, explicou Hadich.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário