terça-feira, 5 de agosto de 2014

Estudantes do bairro Tatu participam de visita monitorada ao Aterro Sanitário


Alunos do 4º e 5º anos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro, localizada no bairro Tatu, estiveram nesta segunda-feira, 21 de julho, no Aterro Sanitário Municipal. Eles conheceram de perto todo o funcionamento do local e suas características. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Educação e Serviços Públicos.

O objetivo da visita foi despertar nos 26 estudantes a necessidade de reduzir a produção de lixo doméstico, e ao mesmo tempo, estimular a coleta seletiva. Segundo o diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette, cada limeirense produz cerca de 1 a 1,5 quilo de lixo por dia. “É importante que os estudantes aprendam qual é o destino do lixo doméstico e como é possível diminuir seus impactos ambientais”, afirmou.

Um dos tópicos tratados foi a diferenciação entre lixão e aterro sanitário. No lixão, o material é despejado no solo sem qualquer tipo de cuidado ambiental. Já no aterro sanitário, como é a situação encontrada em Limeira, há toda uma preparação do terreno que receberá o lixo doméstico.

De acordo com Tiago, o aterro é previamente impermeabilizado com plástico para evitar a contaminação do solo e dos mananciais. “Após o descarte do lixo, ele é prensado e recebe uma camada de terra”, explicou. O chorume – líquido que escorre do lixo – segue para uma lagoa. São 90 toneladas de chorume produzidos por dia, que são tratadas e devolvidas ao meio ambiente. Já o gás metano resultante do processo de decomposição do material orgânico é coletado por meio de tubos e incinerado.

Para a estudante do 5º ano, Laura Spagnol Abarca, a visita ao local foi bem interessante. “Temos que ter como meta reduzir o lixo em casa e separar o material que pode ser reciclado”, disse. Outra aluna do 5º ano, Maria Clara de Almeida Assunpção, também gostou da iniciativa. “Aprendi coisas diferentes sobre o lixo e poderei ensinar outras pessoas”, comentou.

Uma das professoras que acompanhou o passeio, Solange Aparecida Pinto Nunes, informou que a Ary Leite desenvolve um projeto de coleta seletiva e que a presença dos alunos no aterro irá motivá-los nas atividades escolares. “Após essa visita, acredito que os alunos terão mais condições de passar os conceitos sobre reciclagem para os pais”, avaliou.

A visita está inserida dentro do Plano de Comunicação Social requerido no licenciamento da terceira fase do aterro, chamada de 2-B, que é a única parte do aterro que continua ativa. O aterro possui outras duas fases, que já foram encerradas, a Fase 1 e a Fase 2.

Além disso, o programa de visitas ao aterro está inserido no projeto da Semana da Água, ocorrida em abril, que visa introduzir no currículo escolar conceitos sobre o consumo consciente e a relação entre a destinação correta do lixo e a qualidade da água.

Aterro

O Aterro Municipal recebe 260 toneladas por dia de resíduos sólidos domésticos e de resíduos industriais não tóxicos. Além disso, são encaminhadas diariamente para o local 400 toneladas de resíduos de construção civil e de materiais inservíveis do Só Cacareco.

Veja a programação de visitas ao aterro:

Na próxima quarta, 23 de julho, às 8 horas, será a vez dos alunos da Emeief Rural Bairro dos Lopes visitarem o aterro. E no dia, 28 de julho, às 13 horas, será a vez dos estudantes da Emeief Rural Ângelo Bisotto (Jaguari). 

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário