terça-feira, 5 de agosto de 2014

Desenhos do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa” devem ser entregues na próxima quinta



 

Árvores, peixes e cestos de reciclagem foram retratados nos trabalhos dos alunos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes Castro, que participam do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas do ensino fundamental da rede municipal.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino da Secretaria de Educação, Andréia Vaz Silva, o concurso visa sensibilizar estudantes, professores e a comunidade sobre o volume de lixo produzido na cidade, além da necessidade do descarte correto desse material e a importância da separação dos resíduos sólidos.

O aluno do primeiro ano da escola, Nykolas Felipe dos Santos, de 6 anos, desenhou uma paisagem com passarinhos, ovelhas e árvores para expressar como a cidade poderia ficar mais limpa. “Lixeiras para a reciclagem do lixo são importantes para manter a água limpa e a vida dos peixes”, disse.

Retratando nuvens, aves e peixes, ao lado de cestos de reciclagem, o estudante Edgar Coelho da Silva, de 7 anos, também demonstrou preocupação com o meio ambiente. “As pessoas devem colocar o lixo na lixeira”, explicou. Outro aluno da classe, João Pedro Vieira Ladeira, de 7 anos, procurou transmitir a ideia de que a reciclagem ajudaria a diminuir a poluição na cidade. “Não se deve jogar lixo na rua. Plástico, papel, metal e vidro podem ser reciclados”, ensinou.

A professora do primeiro ano da Ary Gomes, Luciana Valim Vieira, acredita ser importante esse tipo de atividade para estimular a reflexão sobre o papel de cada um na sociedade. “Se os alunos desenvolverem a consciência da preservação, eles passarão a contribuir com a limpeza do ambiente em que vivem, salientou.”

Sobre o concurso

O coordenador do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette, explicou que o objetivo do concurso é incentivar ações que possam garantir a sustentabilidade do meio ambiente. “Esperamos promover uma reflexão sobre a sociedade de consumo e a maneira como tratamos a questão do descarte do lixo”, frisou.

Inserido dentro das atividades da Semana da Água, o concurso contou com a capacitação de coordenadores e professores da rede municipal sobre a relação entre o lixo e o meio ambiente. Essa formação incluiu visitas ao Aterro Sanitário Municipal, ecopontos e áreas de preservação de mananciais.

Essa capacitação visava transformar esses profissionais em multiplicadores, para que as informações pudessem ser trabalhadas dentro da sala de aula. A partir daí, cada escola desenvolveu um projeto próprio de educação ambiental, sendo que a produção dos desenhos para o concurso foi uma das etapas finais.

Os trabalhos elaborados pelos alunos deverão ser entregues até 31 de julho. Cada escola irá selecionar um desenho por série, totalizando cinco desenhos por escola. A seleção será feita em agosto.

A escolha dos desenhos será feita por uma comissão julgadora formada por integrantes da prefeitura e de representantes da sociedade civil organizada. Criatividade, originalidade e coerência com o tema proposto serão os critérios de avaliação dos desenhos.

O resultado será divulgado em cerimônia, no dia 23 de setembro, no Teatro Nair Bello, durante o encerramento da Semana da Água. Serão escolhidos os cincos melhores desenhos, do 1º ao 5º ano. Esses trabalhos serão adesivados nos caminhões de coleta de lixo domiciliar da cidade.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário