quinta-feira, 4 de julho de 2013

Prefeitura assina Termo de Adesão ao Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens


03/07/2013 - 14:40:00

O prefeito de Limeira, Paulo Hadich, assinou na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, o Termo de Adesão ao Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens “Dê a Mão para o Futuro” – Reciclagem, Trabalho e Renda, com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e a Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Coopereli).

O ato também contou com a participação do vice-prefeito Antonio Carlos Lima; do secretário-chefe de Gabinete, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior; da presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Ana Maria Sampaio; e do diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades Tiago Valentim Georgette; além da diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC, Rose Hernandes; Daniela Rios, representando o presidente da ABIPLA, Marcos Augusto Angelini; e da presidente da Coopereli, Marlene Jesus Saraiva.

Segundo Rose, o Programa “Dê a Mão para o Futuro” tem como objetivo criar uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente apropriada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. A ABIHPEC desenvolve o programa, que envolve 14 municípios na primeira fase e 15 na segunda. Além de atender à legislação e promover a coleta seletiva, o programa visa estimular e ampliar a participação das organizações sociais dos catadores de materiais recicláveis no cenário de gestão de resíduos dos municípios envolvidos.

Para Hadich, todos ganham quando os projetos se ampliam. “Aproveitamos a coleta seletiva para estimular o desenvolvimento econômico dos coletores”, afirmou. Com essa adesão, o prefeito espera aumentar o número de materiais recicláveis recolhidos, melhorando a qualidade de vida dos cooperados.

“Todo mundo tem produtos de higiene e limpeza em casa. A responsabilidade é de todos e todos saem ganhando”, disse Daniela.

Para a presidente da Coopereli, a assinatura desse convênio é o reconhecimento do trabalho dos coletores. “É uma honra estar ao lado dessas pessoas e assinar este convênio que nos trará muitos benefícios”.

Em Limeira

A ABIHPEC, em parceria com a ABIPLA, disponibilizará recursos financeiros para a aquisição de equipamentos para a Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Coopereli) e promoverá a capacitação e o acompanhamento técnico dos cooperados por 24 meses, visando a autossustentabilidade das atividades, além de campanha de conscientização da população sobre a importância da cooperação com a coleta seletiva, a fim de aumentar o volume de resíduos recicláveis a serem recolhidos.

“A Prefeitura providenciará o espaço e a infraestrutura necessários para o funcionamento adequado das atividades da Coopereli, além de se comprometer a destinar a essa entidade os materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva”, explicou Rose. Já a triagem e a descaracterização das embalagens, para não permitir que sejam falsificadas ou reutilizadas para outros fins, e a comercialização dos materiais serão de responsabilidade da Coopereli. “A Coopereli terá de atender às exigências de proibição do trabalho infantil e forçado, do cuidado com a saúde e a segurança, e da conservação e limpeza”, complementou a diretora.

“A descaracterização das embalagens é muito importante para evitar que sejam reutilizadas de forma irregular, trazendo prejuízo inclusive para a saúde”, considerou Daniela. O primeiro contato com os 14 cooperados deve ocorrer ainda neste mês.

A iniciativa foi lançada no dia 28 de fevereiro de 2012, no Palácio do Governo, em São Paulo, com a assinatura do Termo de Compromisso para a realização de um Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos e de Limpeza e Afins entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e da Cetesb e as associações ABIHPEC e ABIPLA.
 
por Secretaria Municipal de Comunicações (aqui)

Mais informações sobre o programa, pode ser encontrado no site do Programa "Dê as mãos para o Futuro" clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário