quinta-feira, 4 de julho de 2013

Palestras marcam abertura da Semana do Meio Ambiente



Cerca de 100 pessoas participaram na tarde desta quarta-feira, 5 de junho, da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, realizada em comemoração ao Dia Mundial celebrado hoje. O evento aconteceu no Teatro Nair Belo, no Parque da Cidade, e contou com a presença do prefeito Paulo Hadich, do vice-prefeito Antonio Carlos Lima, do secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades Alquermes Valvasori e da vereadora Lucineis Aparecida Bogo, representando a Câmara Municipal.

Para o secretário de Meio Ambiente, esta semana deve ser marcada pela educação ambiental. “O meio ambiente não deve ser apenas celebrado, mas também preservado”, disse. Segundo Valvasori, vivemos atualmente em um mundo mágico, onde abrimos uma torneira e a água sai, apertamos um botão e a água vai embora, colocamos um saco de lixo na porta de casa e ele some, porém não conhecemos o processo por trás de tudo isso.

Já o prefeito disse estar muito feliz ao celebrar esta data com dois “filhos” dele: a Banda Marcial do CAMPL (Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira), que foi criada quando ele era presidente da entidade e executou canções durante a chegada dos participantes, e o Código Municipal do Meio Ambiente, elaborado por ele quando exercia o mandato de vereador e lançado durante o evento. “Pesquisamos a legislação e montamos um texto com tudo o que deve conter o Código Ambiental”, explicou Hadich, que lembrou da viagem feita recentemente à Coreia, onde conheceu o plano de combate a enchentes e despoluição de rios.

Cartilha
Uma Cartilha de Conscientização Ambiental, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e lançada na abertura oficial, foi entregue a cada participante. Empresas colaboraram com a confecção desta cartilha. São elas: Forty Construções e Engenharia, Galzerano, Burigotto, Construtora Manara, Pedreira Cavinatto, Engep, Bertoloto & Grotta, Brasil Batistella Construtora, Papirus, Katz Estruturas Metálicas, Loop Soluções em Embalagens, Novo Rumo Logística e Transportes, Grupo Lazinho, Zaccaria, Aquacher Comercial, MD Papéis, Madewal System, Merk Bak, Brasviga, Smart Usifun, TI Construções Pré-Fabricadas e MSL Metalúrgica Souza.

A cartilha ilustrada aborda recursos hídricos, resíduos sólidos (lixo), ecoponto, rota do lixo, aterro sanitário, arborização urbana, posse responsável de animais domésticos, tráfico de animais silvestres, Horto Florestal e parques municipais, além de depredação e vandalismo. Os representantes das empresas receberam um certificado em forma de agradecimento pela colaboração.

Palestras
A abertura oficial contou com a palestra do engenheiro industrial químico, sanitarista e presidente do Conselho de Orientação de Saneamento da Agência de Regulação de Energia e Saneamento de São Paulo, Antônio Carlos Rossin, e do pesquisador do Cepagri da Unicamp, líder do grupo de pesquisa com foco no aquecimento global e efeitos na agricultura brasileira da Unicamp e ex-secretário nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Delgado Assad.

Rossin explanou sobre crescimento populacional e globalização. “Nos próximos dois anos, haverá cerca de dois bilhões de pessoas a mais nos sete bilhões existentes hoje e um aumento de 30% no consumo de água”, disse. A emissão de carbono relacionado ao aumento da temperatura também foi abordado por Rossin. “O planeta está dando sinal de alerta, pois estamos emitindo mais gás carbônico do que é permitido”.

Sobre o Sistema Sustentável Fixo, o engenheiro apontou três pontos fundamentais: recursos financeiro, técnico e humano; legislação e instituição, ou seja, instruções e normas para fazer acontecer; e decisão política. “Na gestão ambiental, é preciso entender o problema com análise dos envolvidos, análise dos vários problemas e análise das alternativas”, considerou. “É importante conscientizar as crianças, caso contrário, será difícil realizar mudanças. A participação da comunidade civil em busca de soluções é muito necessária”, finalizou.

Assad apresentou o estudo realizado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente e formado por 350 pesquisadores. Sobre emissão de metano, o estudo apontou que o boi envia para a atmosfera por ano 55 quilos do elemento químico. Assad também abordou o aquecimento global. “Os últimos nove anos da década passada foram os mais quentes da história”, alertou.

Fonte: facebook (aqui

Meus Comentários:

O evento aconteceu no dia do  meio ambiente, 5 de junho, mas ainda não havia dado tempo para publicar.
Esse evento foi de grande valia para nossa Secretaria e o lançamento da cartilha foi um dos mais importante trabalhos realizados neste primeiro semestre.
Temos utilizado estes materiais em nossos trabalhos e visitas da secretaria o que muito tem nos auxiliado na explicação e esclarecimentos que temos feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário