sexta-feira, 2 de março de 2012

MP volta a investigar dano a nascentes no antigo Estudantes

Assunto já provocou polêmica no passado e, agora, volta ao foco com afloramento de água entre os prédios

Renata Reis



O Ministério Público (MP) instaurou novo inquérito civil, ontem, para apurar possível supressão de nascentes na área do antigo Esporte Clube Estudantes, no Jardim Esmeralda, que tornou-se condomínio residencial, o Morar Mais Limeira.
Os prédios ainda não são habitados. Estão em construção. Alguns, praticamente prontos, e é justamente entre esses prédios que aflorava, na última sexta-feira, grande quantidade de água. Neste dia, o promotor do Meio Ambiente, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, recebeu denúncia sobre a situação. Pela manhã, ele foi até o local acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, e agentes do Pelotão Ambiental. Um representante da empresa responsável pela construção também estava presente.

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Eu não consigo entender essa questão. Essa obra já foi embargada alguns anos atrás, mas a construção do prédio foi liberada.

Todos sabem que o campo de futebol está em cima de uma nascente. Hoje, esse tipo de intervenção é proibido, mas na década de 60 quando o clube foi formado era uma saída possível.

O Clube foi inteligente em não construir sobre a área pois é inadequada já que trará custos para manutenção contra inflitrações, além do fato, de que é um crime ambiental e traz sérios danos ao meio ambiente.

Será que nenhum stakeholders está pensando nos futuros moradores? Como que será a área quando houver um período longo de chuva? Água vai brotar de todos os cantos.

Quero ver como os moradores vão lidar com isso. Sinceramente, tenho dó de quem morar nesses prédios sobre o campo de futebol, principalmente, os moradores dos apartamentos térreos.

28 comentários:

  1. Comprei um apto no térreo, acompanhei o andamento da obra durante a fundação, só vi terra seca saindo das brocas. Será que o que você esta falando tem fundamento? Você é especialista no assunto? Quem liberou a construção não teria feito um estudo da área antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu prédio fica na área onde era o campo?

      Se não, não tem a ver com o meu comentário.

      Se sim, de duas uma: ou o problema ainda não apareceu em sua plenitude pois o encharcamento da área acontecerá no período mais chuvoso já que a água em excesso no lençol freático irá para as áreas de nascente. Se a obra for bem feita com um bom sistema de drenagem, aí o problema PODE não ocorrer.

      Mas pelas informações que obtive a partir de engenheiro da AEAL não são tão boas assim. E temos histórico no Brasil de obras mal projetadas pelos engenheiros e mal supervisionadas pelo Poder Público.

      Espero profundamente que não ocorra problema em seu apartamento pois comprei um apartamento também, mas em outro condomínio de prédios e sei o quanto é duro pagar por ele. Então espero que você tenha sucesso na sua aquisição.

      Abraços, Tiago

      Excluir
    2. Opa...

      Vc esta dizendo que a CETESB e o DPRN e a Prefeitura de Limeira não tem supervisores capazes de dizer se a obra esta ok????

      Excluir
    3. Por acaso este engenheiro é da Rio Verde ou ENGEP?

      Excluir
    4. Eu não estou afirmando nada, apenas falei sobre o que vemos pelo Brasil a fora. Palace 2 por exemplo no Rio de Janeiro. Você é engenheiro? Não precisa ficar mordido não!

      Excluir
  2. Não entendi??? No testo vc afirma que ali existe uma nascente, agora vc fala em lençol freático???

    Após ler esta sua matéria corri ao local, fato que foi me falado que a CETESB já esteve no local e constatou que é apenas um afloramento devido a corte de talude.

    Poderia me explicar o pq antes do corte do terreno não havia qualquer indicio de água (mesmo com fortes chuvas) e agora após o mesmo apareceu?

    Mais uma dúvida, quando este projeto foi embargado? Procurei informações em todos os cantos e não achei nada!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água que brota numa nascente vem da onde? Ou do Lençol freático ou de aquíferos quando a nescente se encontra abaixo do nível piesométrico do aquífero... Tanto pode ser de nascentes que em época de chuvas, o nível do rio sobe...

      Você é parte interessada, já que comprou um apartamento lá. Eu não. Se você foi lá verificar e não há problema: BELEZA! É o seu dinheiro que está financiando a obra e não o meu. Eu comprei um apartamento em outro condomínio e não escolhi neste empreendimento por vários motivos, inclusive este.

      Se estou errado, tudo bem, apenas me precavi...

      Excluir
  3. Você conhece de construção civil o que eu conheço de como os prédios são construídos na conchinchina.
    Para de falar besteira rapaz não diga nada. Proque você não procura fazer um curso de engenharia civil pra depois ficar emitindo opinião (nunca houve indicio de afloramento de água no local, o fato de existir mina não tem nada haver, temos no brasil milhares de contruções emcima de nascentes e até rios, não tem problema nenhum). Isso é coisa de limeirense ignorante, sem conhecimento nenhum, a cidade não tem obras grandes pra que tenhamos engenheiros competentes. Todo mundo sabe que o fato ocorreu bem no dia em que iniciou as vendas da terceira fase do empreendimento. Coincidentemente algumas construtoras da cidade estão iniciando empreendimentos ao redor do bairo e isso foi feito com o intuito de frear as vendas. É brincadeira enquanto Limeira estiver pessoas ignorantes vai ser assim. Num é á toa que a cidade está parada no tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito, ou você é engenheiro da construtora ou vendedor dos apartamentos para ficar tão nervosinho assim. Imagino que seja parte interessada, pois nem coragem de colocar seu nome no seu comentário, você teve.

      Pode ficar tranquilo, não vou te perseguir não. O objetivo deste blog é apenas discutir ideiais.

      Elementar meu caro Watson, não sou engenheiro, como está escrito lá em cima na minha descrição. Se o que eu escrevo neste blog, não passa de asneiras, não leia. Afinal o que escrevi não tem peso de um laudo, é apenas uma OPINIÃO!

      Não gostou, não visite o blog então! Fácil assim!

      Ignorante para mim é aquele que não consegue debater ideias sem perder a educação como você vem fazendo.

      Se estão lançando outros empreendimentos na região, não tem nada a ver comigo. Não vou ganhar nem perder... Você é mesmo um mero adquirente do apartamento. Parece que está mais preocupado com as vendas do que com o uso do apartamento?

      Excluir
  4. Se você esta tão preocupado com o meio ambiente, porque vc num para de usar carro, pq vc não reclama com as empresas que fazem carro. O carro tem muito mais impacto ao meio ambiente do que uma nascente de rio. Acho que você deveria refletir já que não temos mais necessidade de usar carros movidos as combustão, hoje se tem tecnologia suficiente pra mudar essas coisas.
    O problema dos ambientalistas é que se preocupam com coisa pequena, vá se preocupar com coisa grande ao invés de sacola plástica e mina de água de uma área urbana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão ambiental é complexa mesmo. Não é apenas revendo uma parte que vamos acabar com o problema. E não adianta apenas cuidar de um aspecto como água, ou ar, ou lixo, ou biodiversidade. Meio ambiente é o todo. Por isso é complexo, pois nõa basta cuidar de um ponto apenas e por isso todo mundo tem um calcanhar de Aquiles. Tanto eu como você!

      Sim, eu uso carro, e você, não usa?

      Devemos sim repensar urgente a questão de transportes e mobilidade urbana. Eu tento fazer a minha parte. O que você faz na sua parte?

      Tecnologias disponíveis tem para muitas coisas. O problema é utilizá-las. E aí, é uma queda de braços entre instituições e pessoas com poder desigual, mas vamos à luta!

      Eu não me preocupo apenas com coisas pequenas. É você que está diminuindo o que eu vejo e valorizando o que você vê! Água urbana é uma questão MUITO problemática, ao contrário do que você afirma. Por exemplo, se dividirmos a água disponível pela população, veremos que a disponibilidade é menor do que muitas regiões nordestinas!

      E de onde você tirou que eu estou preocupado apenas com sacolinhas plásticas? Já que você é tão bem informado como se diz, não leu uma entrevista que eu dei para o Jornal de Limeira no mês passado falando justamente o contrário?

      Pôxa meu, não precisa ficar nervoso!

      Excluir
    2. Bom, vamos lá, se a camada de Ozônio acabar, não vai adiantar água. E não sei se vc sabe, ja tem muita gente transformando água salgada em água doce. O problema da água é uma questão de governo e interesse.
      Portanto num é uma questão de opinião e sim de prioridade, só que quero ver o ambientalista que tem peito pra mudar a empresa automobilística, tudo nesse mundo é baseado em interesse, se vc num tem nada haver com o empreendimento, não fique divulgando e opinando sobre coisas que vc não sabe e não tem competência pra discutir.

      Excluir
  5. Caro anônimo,

    Agradeço muito pela sua visita ao meu blog. Desde quando eu o criei em 2009, eu nunca tive uma discussão tão acalorada com um leitor.

    Se você comentou é porque você leu meu blog, assim vejo que o objetivo dele está sendo alcançado.

    Outra coisa, escrevo aqui para buscar a discussão e as trocas de ideias. Se você fez tantos comentários com tanto fervor, é sinal que eu te tirei da Zona de Conforto.

    Esse é o meu objetivo! Você procurou informações e eu procurei também. Ambos crescemos enquanto cidadãos e contribuímos para o desenvolvimento de nossa cidade que como você escreveu num post acima.

    A cidade crescerá com debates e com a população se interessando mais pelos assuntos, mesmo não sendo diretamente envolvidas nas questões particulares. Crescimento não é apenas acúmulo de obras e construções.

    Mais uma vez agradeço pela sua atenção e continue visitando meu blog. Isso me encorajar mais a publicar nele.

    Apenas não fique nervoso. Estamos debatendo ideias.

    Ter raiva é o mesmo que tomar veneno e esperar que o outro morra. Só fará mal a ti!

    Aprendi isso com um professor na ESALQ-USP durante meu curso de graduação.

    Abraços,

    Tiago V. Georgette

    ResponderExcluir
  6. Onde você leu "ona de Conforto", leia-se por favor, Zona de Conforto! Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. E como estão as investigações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Senhor Anônimo,

      Para falar a verdade, eu não sei.

      Mas você, como parte interessada, seja como vendedor ou como comprador de um apartamento térreo, poderia nos brindar com tal informação!

      Afinal, este blog é democrático e todos têm acesso.

      Um grande abraço,

      Tiago

      Excluir
  8. Ola boa tarde, tudo bem?

    Estava procurando imagens do decorado do Empreendimento do Morar Mais pois estou atras de um apartamento para comprar e me deparei com seu blog.
    Bom eu sabia sobre esta nascente mas a tempos atras e nao lembrava mais disso, quando eu li que melembrei, comecei a ler seus comentários acima e gostaria de saber se sobre este assunto tem algo mais a dizer, se realmente pode haver problemas futuros e etc..

    PS: Sou apenar uma pessoa querendo comprar um apartamento e pesquisando sobre o assunto.

    Grata
    Anita

    ResponderExcluir
  9. Olá Anita,

    Eu na época coloquei essa reportagem, e pelos posts acima, você viu que deu discussão com os agentes vendedores do Conjunto.

    Se você quer ter mais segurança, recomendo que você verifique junto à Secretaria de Meio Ambiente ou o Ministério Público para saber como que está o Processo.

    Eles poderão te informar melhor.

    Abraços,

    Tiago

    ResponderExcluir
  10. Tiago, tudo bem.

    Sou engenheiro e conheço essa região. O que ocorre nesses casos é que em época de chuva o lençol freático sobe e em terrenos que sofreram algum tipo de corte pode ocorrer acumulo de água. No caso de mina essa água ficaria com fluxo o ano todo. Ou seja, ela corre. Não é o caso.

    O que se tem que fazer é uma drenagem no local para que o lençol não aflore o que formaria poças de água no estacionamento. Quanto à estrutura existem muitas formas de se construir sob lençol. Todas as casas próximas ao empreendimento usaram algum método. O Morar Mais também usou um método próprio para resolver esse problema.

    O ministério público nomeou um perito que chegou nessa mesma conclusão. Acho que o que causou certa polemica no seu blog é que quando se expõe uma noticia de certa forma sensacionalista para vender jornal não se dá tempo para estudar o caso todo e acaba acontecendo como nesse caso uma injustiça que inclusive pode prejudicar o condomínio.

    A Conclusão é que não existe problema nenhum as obras reiniciaram se foi uma medida política foi de certa forma precipitada pois os apartamentos já estão valorizando muito. O condomínio está próximo à várias vias importantes de limeira e inclusive a um shopping que está sendo construído próximo a rodovia dos bandeirantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício,

      Agradeço pela sua participação. O blog busca justamente isso, propiciar debates. É um espaço onde um moderador (eu neste caso) posta algumas informações que podem ser discutidas livremente pelos leitores. Quem quer discutir, livremente o faz

      Este espaço não é pago, nem visa lucro, apenas a divulgação de dados.

      Quanto à obra de drenagem da área, sim, tem que ser feita pelo local. No caso, não considero a região, mas o local específico dos prédios que estão sobre o campo de futebol do antigo clube. A drenagem tem que acontecer porque o local é suceptível a encharcar. Como coloquei anteriormente, espero que tenha sido feito uma obra adequada no local, porque caso contrário, o os moradores do térreo serão os prejudicados.

      Abraços, e mais uma vez, obrigado pela participação.

      Excluir
  11. Sou estudante e vou morar nesse prédio a partir do ano que vem..Vc acha que vou ter algum problema morando lá? Se sim, quais?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,

    Este post é o mais comentado e visualizado do meu blog. Entendo o motivo pois ele interfere diretamente na vida das pessoas compradoras dos imóveis.

    Eu não fiz nenhuma avaliação técnica do empreendimento, então não posso concluir, apenas comentar.

    Esta reportagem quando saiu na Gazeta, dizia que o MP entraria com um processo. Parece que na semana passada saiu uma reportagem na própria Gazeta (mas não na mídia eletrônica, apenas na impressa) dizendo que o processo foi arquivado pois o risco por conta de nascente era improcedente.

    Mas como cidadão, o que eu posso dizer é que cabe aos compradores verificarem bem esta informação, pois eles são diretamente afetados pelo resultado. Imagino que quando for entregue e formado o condomínio, os próprios condôminos poderiam verificar isso para tranquilizar.

    Eu sei que a construtora/incorporadora é responsável pela obra nos próximos 3 anos após a entrega das chaves. Uma avaliação técnica independente poderia tranquilizá-los mais.

    Mas reitero que não tive acesso a nenhum laudo, e pelas infomações utilizadas na mídia, dão conta de que o processo foi arquivado.

    Abraços,

    Tiago

    ResponderExcluir
  13. ESTE POBLEMA DE ENCHARCAMENTO DO SOLO NO CONDOMINIO MORAR MAIS É MUITO GRAVE POIS COLOCA EM RISCO A VIDA DE MORADORES QUE UM DIA SONHOU COM A CASA PROPRIA.
    MAS TAMBEM TEM A QUESTÃO QUE PARA VENDER ESTES APARTAMENTOS ELES LANÇARÃO UM CAMPANHA COM CONTRATO REGISTRADO EM CARTORIO QUE DENOMINADA UM SONHO LEVA OUTRO(AO QUAL OS 34 PRIMEIROS COMPRADORES DE APARTAMENTOS DA TORRE TULIPA E HORTENCIA FARIAM JUS A UM SIENNA OKM ) AO QUAL O MINISTERIO PUBLICO DEVERIA TOMAR ALGUMA PROVIDENCIA SOBRE ISSO JA QUE NENHUM DOS 34 COMPRADORES NÃO RECEBERAM O REFERIDO VEICULO ATÉ HOJE QUASE 3 ANOS APOS .
    ISSO CARACTERIZA ESTELIONATO(INDUZIR UMA PESSOA AO ERRO MEDIANTE DOCUMENTAÇÃOAPRESENTADA

    ResponderExcluir
  14. Que triste todos os comenytários, um lado pessoas invejosas que sonham morar no morar mais mas não tem dinheiro para comprar, do outro os investidores e vendedores protejendo a propaganda.
    sujiro deletar essa pagina com muito testo sem fundamento!
    Se vc quer polemica fale da sua mae nesse blog.


    Jose Marques Silva
    19 97659087

    ResponderExcluir
  15. Olá caro José,

    De fato, há comentários bem tristes mesmos, o seu por exemplo pode ficar no Top 5 deles...

    Passamos por uma fase onde todos têm liberdade de se expressar através das mídias eletrônicas e redes sociais. O que faz dessa pessoa um formador de opinião ou não é a credibilidade da informação passada, experiência e conhecimento do que se fala e da idoneidade das fontes de informações utilizadas.

    Você lê os textos de quem você confia e caso não confie, não leia, pois não falta fonte de informações na Internet.

    Pelo jeito, você não aprova meu blog. É um direito seu assim como é um direito meu de falar sobre o que penso. No referido post, não citei pessoas e utilizei-me de um texto da Gazeta de Limeira. Não gostou do blog, não salve no seu favoritos.

    O blog continua você querendo ou não.

    Um abraço para você e para sua família, inclusive para sua mãe que deve ser honrada, mas não tem culpa de o filho não ter assimilado toda a educação dada.

    Tiago

    ResponderExcluir
  16. Olá Tiago,

    Tudo bem?

    Estou fazendo um trabalho sobre avaliação de impacto ambiental. E achei seu blog falando sobre este empreendimento. Vc tem notícias atualizadas sobre? Agora estou em duvida, nao consigo entender se foi incorreto ou nao o empreendimento.

    Já agradeco, se puder me responder no email: francinecoa@ige.unicamp.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Francine,

      No final do ano passado saiu uma notícia pequena na Gazeta de Limeira falando que o processo havia sido arquivado. Se foi arquivado é porque o empreendimento estava regular.
      Não achei ele digital.
      Atenciosamente,

      Tiago

      Excluir
  17. Olá, Eu gostaria de saber se tem alguma noticia mais atualizada? Eu comprei um apto este ano, e estou preocupado.

    ResponderExcluir