segunda-feira, 5 de março de 2012

Inveja: por que não podemos ter ruas assim?

Circula pelo facebbok as imagens abaixo de ruas perfeitamente arborizadas. Imagina se essa prática fosse a regra e não a excessão? 

Por que não conseguimos arborizar bem nossas ruas? Quando visitei no final do ano passado Paris, fiquei impressionado com a quantidade de árvores que Paris tinha. Lá, quando uma árvore morre, ela é imediatamente substituída. Elas são podadas continuamente, mas você não vê nenhuma que foi destruída pela poda, deixando apenas o tronco como vemos por aqui. 

Outro grave problema em minha opinião é a falta de zelo e interesse pelas árvores que a cultura brasileira vem construindo contra a arborização urbana. Todos querem estacionar seus carros numa boa sombra, mas as árvores só podem estar a pelo menos 50 metros da casa. Ninguém quer árvore defronte a casa porque entope calha, suja a calçada. 

Ninguém vê o óbvio: FOLHA SECA NÃO É SUJEIRA! 

A própria fisiologia da árvore faz ela etrair todos os composto orgânicos da folha antes de perdê-la. O que cai é apenas celulose que não tem cheiro e não faz sujeira! 



"Está é a Rua Gonçalo de Carvalho que fica em Porto Alegre e foi eleita em Portugal como a rua mais bonita do Mundo.

Está rua é toda arborizada, com mais de 100 árvores dos dois lados da via, onde se cruzam no alto formando um imenso túnel verde.
Em 2003, um projeto da construção de um teatro e um estacionamento no local previa a ampliação da rua, onde as árvores seriam retiradas e a via asfaltada, diante de tal situação os moradores do Bairro resolveram protestar, onde foi criado até um Blog com informações sobre a rua e seu túnel verde.
O Protesto a partir de então recebeu apoio não só dos moradores do bairro e da cidade e sim de pessoas do Brasil todo.
Com a pressão da população a construtora desistiu de realizar a obra no local.

Em 2006, a rua foi decretada pelo Prefeito na época como área de uso especial, como Patrimônio Cultural, Histórico, Ambiental e Ecológico de Porto Alegre, desde então as árvores e o pavimento estão protegidos pelo decreto.

Siga o exemplo, preserve a natureza, proteste, reúna a população em prol de algo, não só na preservação da natureza, mas pelos seus direitos e de toda população!!"





"Esta é a Av. da Saudade que fica em Rio Claro-SP, como pode-se ver a rua é bem arborizada e bonita, podendo ser considerada uma das ruas mais bonitas do mundo"

Fonte: Facebook (aqui e aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário