segunda-feira, 4 de julho de 2011

Plano montado pelo Colegiado Jovem na Gazeta de Limeira.

Vandalismo e barulho incomodam moradores da Rua Jacob Fanelli

Som alto de carros, pedestres aos gritos, garrafas quebradas e lâmpadas estouradas. O cenário pode ser conferido às sextas-feiras e aos sábados à noite, por moradores e usuários da Rua Farmacêutico Jacob Fanelli, entre o trecho da Praça José Ponzo (Rotatória 3 Avenidas) e Rua Dr. Alberto Ferreira, próximo do prédio da Prefeitura.

O mesmo trecho já foi alvo de críticas e também de reportagens na Gazeta. A crítica é sempre a mesma: grande volume de jovens e adolescentes que ocupam a rua, e alguns danificam e sujam imóveis.

De acordo com moradores, é impossivel assistir à televisão ou dormir tranquilamente nos finais de semana. Um morador, que prefere não se identificar, disse que já reclamou várias vezes na Prefeitura e também acionou a Guarda Municipal, mas não teve êxito. “A polícia deveria permanecer em vários pontos diferentes e não apenas passar por eles”, recomenda um comerciante.

Ainda de acordo com o comerciante, o barulho vai além da música alta nos veículos. Eles também reclamam da aglomeração de pessoas em trechos específicos da avenida, que conversam alto, ingerem bebida alcoólica e descartam seus recipientes nas garagens.

Outra moradora cita que há casos de uso de drogas, e as brigas são constantes entre jovens. “Flaconetes de droga e cigarros de maconha são encontrados com facilidade na rua. Para fazer uso do entorpecente, eles chegam a quebrar lâmpadas para se esconder”, relata. Questionada, a Prefeitura informou que enviará as queixas dos moradores à Guarda Municipal.

Em 2009 um grupo de jovens limeirenses ligados a nove partidos políticos - PR, PSB, PDT, PV, PMDB, PHS, PRTB, PTN e PSDC -, elaborou um Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) sobre entretenimento, com o objetivo de organizar, por exemplo, eventos e desenvolvimento das funções econômicas, ligadas ao lazer e cultura, do município.

De acordo com Pietro Parronchi, da ala jovem do PR, o projeto prevê desde área própria para eventos até transporte diferenciado. “Uma das ideias é definir um local apropriado, que não prejudique a população, onde proprietários de estabelecimentos comerciais instalem seus bares, restaurantes, entre outros”, explica.

O benefício, segundo Parronchi, é que o local vai atrair empresários e, consequentemente, empregos. “Um dos artigos prevê que sejam disponibilizadas vantagens financeiras e logísticas aos empreendedores interessados. Também há a inclusão do ‘corujão’, nome dado aos veículos do transporte público que funcionariam em horário especial para os jovens interessados em visitar os eventos”, completa. Ele explica que parte dos problemas, como o que ocorre na Rua Farmacêutico Jacob Fanelli, seria resolvida. “Os jovens e adolescentes teriam um local adequado para diversão, sem prejudicar a sociedade”, finaliza.

Para entrar em vigor, o PDDI deve ser apresentado à Câmara Municipal, somente por meio do Executivo. Na semana passada, o vereador Sílvio Brito (PDT), acompanhado de Parronchi, levou o documento ao prefeito Silvio Félix (PDT). A Prefeitura informou que o projeto está em avaliação pelos departamentos responsáveis. (KC/DM)

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:
Essa iniciativa foi bem interessante pois ela propiciou uma maior interação entre as juventudes organizadas dos partidos com atuação em Limeira.

Foram várias reuniões discutindo e pensando um projeto para Limeira. Mas infelizmente, na época o proejto foi apresentado para o então secretário, Ítalo Ponzo, que recebeu o projeto, pouco fez e o projeto ficou na gaveta.

Agora vamos ver se alguém no Edifício Prada recebe o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário