quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meandros da Política 3


Imagem da Indonésia, 2005
Esgoto 100% tratado
Grande avanço para Limeira alcançar a totalidade do esgoto tratado. Em pleno século XXI, jogarmos o esgoto direto nos corpos d’água é inaceitável.

Ganhos ambientais e sociais
Imagem na Indonésia, 2005.
 
Tratar esgoto não é ação para salvar apenas os peixinhos, como muitos pensam. É trazer benefícios para a população mais pobre também, pois são sempre as mais afetadas pela poluição. 

Contato com a poluição
Nos bairros periféricos com poucas opções de lazer, o contato das crianças com os córregos é inevitável. Havendo esgoto in natura, haverá proliferação de doenças como verminoses e diarreias.

Saneamento Ambiental
Há um tripé que deve ser cuidado na questão do saneamento ambiental – tratamento de esgoto, coleta e reciclagem de lixo e drenagem urbana. Concluiremos a totalidade de esgoto tratado e temos poucos pontos de alagamento em Limeira. Portanto, temos 2 pontos equacionados, mas o nosso ponto fraco é a reciclagem.

Reciclagem capenga em Limeira
Segundo dados divulgados pela ABRELPE, produzimos 233 toneladas por dia em Limeira em 2010 e cerca de 3% disso foi encaminhado para reciclagem. Podemos coletar 100%, mas encaminhar para aterro é o mesmo que coletar o esgoto e lançá-lo no rio mais próximo.

2012 está aí
Quais serão os planos que queremos ver nosso futuro prefeito de Limeira atendendo na questão da reciclagem? Os limeirenses se contentarão com míseros 3% de resíduos sendo reciclados?

Com a palavra, os pré-candidatos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário