sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Crise no Rio de Janeiro.

Todos têm acompanhado nesta semana a movimentação das tropas policiais e militares do Estado reprimindo e combatendo os traficantes.

M113 - Blindado de Transporte de Tropas dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Não é um Tanque de Guerra.

Demorou para que o Estado fizesse sua presença nestes espaços, onde mais de 400.000 cidadãos vivem refém do crime.

Segundo o Globo News, faziam mais de 500 dias que policiais não podiam entrar dentro do Morro do Cruzeiro, ou seja, o Estado não podia cumprir seu papel constitucional de segurança dentro de uma porção do território.

As cenas de mais de 200 traficantes fugindo da favela chamam a atenção, pois como podemos conviver com esse tipo de organização criminosa? Como podemos perder tantos seres humanos? Temos que, enquanto sociedade, lutarmos e acabarmos com isso.

Já deu um basta.

Para quem não teve acesso ou não pôde assistir, segue abaixo o documentário que a Discovery apresentou sobre o trabalho de segurança no Rio de Janeiro, principalmente com o foco de se preparar para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Se bem que mais que pensar nesses dois eventos, necessitamos melhorar essa situação para toda a população que vive no Rio de Janeiro.

Já fui para o Rio de Janeiro em duas oportunidades - 1999 e 2003 - e lá é realmente um local muito bonito e que merece ter melhores condições de cidadania e segurança para toda sua população, principalmente aquela porção da população mais pobre.





Fonte: Blog Plano Brasil (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário