terça-feira, 27 de julho de 2010

O Ecumenismo e a Política.


Todos reconhecem a dificuldade que há no tema do ecumenismo. Na teoria, todos reconhecem como um valor para a nossa sociedade e que deve ser buscado. Mas na prática, é bem difícil conseguir trabalhá-la, já que todos querem o ecumenismo desde que “a minha religião ou crença seja a melhor”.

Mas no último domingo descobri que o jeito mais fácil de exercê-la é se candidatar numa eleição. O período eleitoral traz uma força ecumênica impressionante e todos os políticos conseguem viver o evangelho de João que pede “que todos sejam um!”


A maioria dos homens públicos passa anos apenas em seus centros religiosos, mas nessa época, todas as diferenças caem por chão! Que todos têm mais o que une do que separam! Pelo bem da política, temos que nos unir: católicos, evangélicos, espíritas, esotéricos e ateus.


No domingo, vi cenas que me impressionaram. A festa em louvor a São Cristóvão contou com candidatos evangélicos em cenas impressionantes: uma sentada no primeiro banco rogando pelos motoristas, outro candidato comendo um pastelzinho com a família e até um candidato jogando bingo!


Realmente, o período eleitoral realiza milagres. Esperamos que esses mesmos candidatos se lembrem em ser ecumênicos quando estiverem exercendo seu mandato, pois prometer é fácil, já cumprir, é uma outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário