sexta-feira, 9 de julho de 2010

INTEGRAÇÃO POR BILHETE IMPRESSO


Durante a última sessão da Câmara Itinerante, no dia 25 de maio, no Jardim Vitório Luccato, a Dona Maria, uma modesta senhora, tomou o microfone e relatou aos vereadores ali presentes as constantes dificuldades que enfrenta por conta da ausência de políticas públicas em nosso município. A mulher, que falou com conhecimento de causa, foi capaz de canalizar a insatisfação das mais de cem pessoas que participaram daquela reunião. Muito embora todos os seus comentários mereçam nossa atenção, destaco um acontecimento narrado por ela:

A dona de casa raramente utilizava ônibus uma vez que para dar conta de seus afazeres bastava se locomover no entorno do bairro em que reside. Certa feita, seu filho, de 8 anos, adoeceu. A mulher precisou conduzir o menino até o hospital. Para tanto utilizou o sistema de transporte coletivo. Só não sabia a trabalhadora que o sistema havia mudado e que para chegar ao hospital com seu filho ela deveria utilizar dois veículos, por meio da integração. E este procedimento somente é possível para os usuários que portam o cartão eletrônico. Sem cartão para ela e para o filho, teve que gastar 8 passagens para ir e vir do hospital, o equivalente a R$ 19,20.

O exemplo desta senhora é uma amostra do sofrimento dos usuários. A integração por meio do cartão eletrônico, embora seja importante, tem apresentado inúmeras falhas. Há casos em que o usuário, mesmo com o cartão, tem sido obrigado a pagar duas passagens para percorrer o mesmo trajeto que antes fazia com uma única tarifa. Além do mais, no atual sistema, caso o passageiro necessite utilizar dois veículos para chegar ao seu destino ele deverá portar o cartão eletrônico. Ocorre que o referido cartão somente é disponibilizado pelas empresas contendo, no mínimo 20 passagens (R$48,00). Esta obrigação impossibilita a utilização do sistema pelos usuários eventuais, como a Dona Maria, por exemplo.

Atento a estes casos, nosso mandato parlamentar propôs o Projeto de Lei 204/10, que estabelece critérios para o sistema de integração. Caso a Câmara Municipal aprove o projeto o sistema de transporte coletivo permitirá a integração para os usuários que queiram pagar as passagens em dinheiro. É simples: ao pagar a passagem no primeiro embarque o usuário receberá do cobrador um bilhete impresso contendo as informações necessárias à validação do próximo embarque.


Com esta pequena medida, abordada no PL 204/10, pretendemos ampliar as possibilidades de integração, permitindo acesso a todos.


Por um transporte digno!


Há braços!

Ronei Martins
Vereador PT Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário