quarta-feira, 6 de maio de 2009

Caso Águas de Limeira

Eu sempre tive muito respeito pelo trabalho executado pela empresa Águas de Limeira. É fato que o trabalho que ela faz é exemplar, tanto que todos os prêmios que ela recebeu demosntram isso.

Mas o recente caso sobre a prorrogação, na minha humilde opinião pois tudo isso em risco, risco de credibilidade...


Desempenho operacional é uma questão interna da empresa e nisso ela é indiscutível boa, mas em questão da concessão, todos nós, LIMEIRENSE, somos parte interessada. A Águas de Limeira, como empresa responsável, deve respeitar todas as partes interessadas, corporativamente conhecidas como stakeholders.


Se você conversar com um morador de uma casa alugada e mandar ele estender o contrato, dizer que ele tem 5 minutos para decidir, ele com certeza, falará NÃO! Sem ter tempo para pensar não respondo.


Mas neste caso, a população de Limeira, através de seus representantes eleitos, recebeu isso em mãos e em pouco tempo, teve que aprovar ou recusa, já que uma parte de nossos representantes aprovaram que ela fosse votada em regime de urgência...


Citei acima através dos representantes, porque nós como cidadãos legítimos, não fomos ouvidos. Isso é um absurdo. O que eles aprovaram no último dia 30, não foi a mudança de um nome de um logradouro, ou o local da colocação de uma placa. O que eles aprovaram foi que nós limeirense, entregaremos nosso sistema de água e esgoto para uma empresa, sem haver concorrência, para os próximos 30 anos.


Não sou contra o sistema de concessão, pelo contrário, acho que em muitos casos, como nas rodovias, eles trouxeram muito mais segurança, onde o Poder Público não tem capacidade de atuar. Mas o que sou contra é entregar o serviço para uma empresa sem passar pelo processo de licitação.


Como cidadão, fico curioso em saber o porquê dos vereadores terem decidido pela extrema urgência desse processo. Esse caso é muito importante para a nossa cidade e muitas audiências públicas deveriam ser montadas para levar essa questão à população, para que todos pudessem discutir e tirarem todas as suas dúvidas.


Não nos ouviram e tomaram a decisão assim, rápido, em horário estranho (veja o que foi postado por mim aqui no dia 30 de abril). Esse caso mostrou que muitos na Câmara não tomaram a decisão pensando no povo e sim por outros motivos, que espero que seja bem esclarecido depois.


Muitos nobres vereradores, em suas justificativas, alegaram que ouviram suas bases. Mas aí, pergunto: Que base? 10 pessoas? 100 pessoas? Porque acreditaria sim, que as bases queriam se eles mostrassem no processo de discussão o resultado das audiências públicas que a maioria da população queria. E a população disse NÃO, como foi mostrado em enquetes realizadas pelos meios de comunicação como o site da própria Câmara Municipal.

Outros vereadores justificaram seus votos, pedindo que o nosso prefeito busque mais informações. Poxa, nobres vereadores, nós não bancamos os senhores para passarem a bola para a frente e sim para discutirem e lutarem por nossa cidade e não lavar suas mãos e passarem para outros a responsabilidade...

Vamos ver como isso se encaminha nos próximos passos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário