sábado, 15 de outubro de 2016

Limeira entrega documentos do Ciclo 2016


limeira 2

Limeira entregou nesta sexta-feira, 7/10, os relatórios comprobatórios do Ciclo 2016 do Programa Município VerdeAzul. Tiago Valentim Georgette, interlocutor do PMVA, acompanhado de Nicolas de Borba Freitas, entregaram os documentos ao coordenador do programa José Walter Figueiredo Silva, em São Paulo.

A cidade: 580 km², 285 mil habitantes, região de Piracicaba, centro-leste do estado de São Paulo. Esses são dados do município de Limeira, a Cidade da Laranja, fundada em 1826.

Fonte: Site do Programa Município VerdeAzul (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Concluímos uma fase importante do trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Entregamos os Relatórios do Programa Município Verdeazul. Agora é aguardar os resultados e verificar se melhorarmos ainda mais.

Começamos com Limeira que nunca ficou entre os 100 melhores municípios. No ano passado ficamos em 31º de 645 municípios paulistas.

Se lerem neste post aqui, eu em 2012 disse que Limeira poderia, com muito esforço alcançar e estar entre as melhores cidades do Estado de São Paulo no quesito ambiental. Naquela época, ainda não sabia muito bem o que era o Programa e quais eram os seus desafios. Hoje, passado 4 anos a frente deste programa, eu realmente sei dos desafios. Não melhoramos tudo aquilo que dizia em 2012, mas colocamos Limeira na 31ª posição e estamos esperando os dados deste ano.

Não é fácil, mas é possível. Não sabia o tamanho dos desafios, mas sabia que Limeira poderia melhorar e isso fizemos. Nosso maior desafio é o tratamento de esgoto. Limeira possui 100% de seu esgoto tratado, mas a nossa maior ETE, a do Tatu, recebe mais de 70% de nosso esgoto, mas só consegue retirar 35% da carga poluidora. Isso ainda é um desafio que precisamos vencer. A Odebrecht já está trabalhando e assim que vencer esta etapa, poderá colocar Limeira no top 10.

Se o próximo governo eleito continuar a encarar este desafio de frente, poderemos colocar Limeira neste patamar. Espero muito que aqueles que nos sucederem mantenham este esforço. Fiz a minha parte e passarei o bastão. Apresentamos estas propostas mas o eleitor limeirense preferiu conceder este desafio a outro grupo. Sairei em breve com a consciência tranquila de ter oferecido o máximo possível dentro das restrições orçamentárias que dispúnhamos e das características que possuo. Espero que este belo trabalho prossiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário