sábado, 22 de outubro de 2016

Limeira é finalista em prêmio do Governo Federal



O projeto “Mãos Dadas”, da Prefeitura de Limeira, teve sua qualidade reconhecida nacionalmente. Isso porque é um dos três finalistas que concorrem ao Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, na modalidade “Uso do Cadastro Único para desenvolvimento de Políticas Públicas”. Participaram da seleção iniciativas de todo o Brasil. Nesta semana, avaliadoras do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário visitaram as atividades e se reuniram com as equipes responsáveis pela condução do projeto. O vencedor será conhecido no dia 15 de dezembro. O município premiado terá a oportunidade de compartilhar as experiências em uma missão internacional.

Para a presidente do Ceprosom, Ana Maria Sampaio, esse reconhecimento proporciona a sensação de “missão cumprida” desta gestão. Ela ainda frisou que o projeto vai ao encontro dos interesses da população. “Proporcionar um horizonte com novos projetos de vida para os usuários dos nossos serviços é o resultado mais concreto que podemos alcançar”, disse.


Mãos Dadas

A iniciativa tem caráter intersetorial e envolve a Secretaria de Educação e o Ceprosom. O objetivo é incluir as famílias de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano) nas políticas de educação e assistência social, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Cadastro Único. Com essas ações, a prefeitura busca impactar positivamente no desempenho escolar da criança em situação de vulnerabilidade social.

As Emeiefs Maria Apparecida de Luca Moore e Aracy Nogueira Guimarães foram as escolhidas para receber a primeira etapa do projeto, que ocorreu entre 2014 e 2015. Em ambas as escolas, foi possível observar reflexo das ações por meio da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2015, as escolas atingiram as notas 6,4 (Luca Moore) e 5,6 (Aracy Nogueira), contra 4,9 e 4,8 em 2013, respectivamente. O trabalho consistiu na busca ativa de público, por meio de envio de SMS, ligações e visitas domiciliares. Após reunião com os interessados, foi formada uma turma de EJA com 27 alunos.

Este ano, teve início uma nova etapa do projeto, desta vez no Bairro Geada. A fase de busca ativa será encerrada em dezembro. Ana Maria destaca que a equipe do projeto continua unida para desenvolver os trabalhos e em 2017 ocorrem as aulas no EJA.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Limeira (e-mail)






Nenhum comentário:

Postar um comentário