quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Premiação encerra Semana da Água em Limeira


A premiação do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”, realizado pela Prefeitura de Limeira, aconteceu durante o encerramento do programa Semana da Água, no Teatro Nair Bello, nesta terça-feira, 23 de setembro. O programa é uma ação permanente do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ, neste ano a semana envolveu 22.101 alunos do ensino infantil, fundamental e adulto, contanto também com a participação da equipe escolar e da comunidade.

A Secretaria de Educação e do Meio Ambiente trabalharam de forma intersetorial a formação de professores e coordenadores da rede municipal para fomentar a conscientização e o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos.
 
A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Paulo Hadich que destacou o comprometimento de todos os servidores envolvidos no projeto. “Esta crise hídrica nos fez prestar mais atenção e repensar quanto aos desperdícios do dia a dia. Trabalhar essa informação com as crianças é fundamental, é por meio delas que vamos mudar o planeta”, salientou.

Hadich reforçou a importância da conscientização e comprometimento com o meio ambiente, em especial com as questões relacionadas à água. O prefeito destacou também que Limeira serve como referência na qualidade da água no país. “É importante que comecemos a nos monitorar em relação ao consumo de água e com tudo que envolve a contaminação, para que isso possa ser refletido em outras cidades”, disse.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquerrmes Valvassori, falou sobre a importância de levar ao conhecimento das crianças a preservação e todos os assuntos que envolvem o meio ambiente. “Temos que nos preocupar com a mudança climática que estamos vivendo. Temos que priorizar a nossa qualidade de vida, nesse sentido, é importante que as crianças já comecem a se interessar sobre o assunto”, salientou.

Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciane Coutinho, é de extrema relevância trabalhar e formar os educadores sobre o tema que envolve o meio ambiente. Luciana destaca a importância do trabalho desenvolvido em parceria entre as secretarias. “Os educadores não transformam diretamente a sociedade, mas formamos homens que irão viver nela. Este trabalho alcançou um resultado muito positivo devido ao trabalho de forma conjunta, intersetorial”, explicou.

SEMANA DA ÁGUA


O programa do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ acontece desde 1994. Nestes vinte anos do programa, houve a participação de 2.581.504 alunos participantes, envolvendo 43 municípios consorciados.

A Semana da Água tem o objetivo de desenvolver ações que promovam em todos os níveis de ensino a sensibilização e a conscientização dos problemas relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos. O programa também ressalta a importância de arrecadação de recursos financeiros na própria região visando a recuperação de rios; sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de criar a gestão das bacias hidrográficas.

Limeira participa do programa desde 1997 e a cada ano o programa conta com um tema diferente. Em 2014 o tema escolhido foi “Reciclando o saber nos 20 anos da Semana da Água”.

Neste ano 166 profissionais participaram diretamente das formações, sendo 92 professores coordenadores e 74 professores interessados na temática ambiental. O projeto envolveu 81 escolas municipais, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Tiago Georgette, diretor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que neste ano a intenção foi trabalhar a sensibilização e a conscientização com os educadores, de forma que também chegasse ao conhecimento da população. “A formação com os professores teve como objetivo informar e reforçar sobre os assuntos que envolvem o meio ambiente, e também dar subsídios para que eles pudessem aplicar na sala de aula com os alunos”, informou.

CONCURSO

Cada aluno vencedor do concurso ganhou uma bicicleta.

A vencedora da escola Evangelina Mauro, foi a aluna do 5º ano, Caroline Santos de Almeida; da escola Major José Levy Sobrinho, quem levou o prêmio foi a aluna do 4º ano, Linda Rocio Dioz Uruena; Já, Nicolas Sancini Moraes, aluno do 3º ano da escola Jamile Caram de Souza Dias, foi quem conquistou o prêmio na unidade escolar; o aluno premiado da escola Clara Monzoni Lang, foi Gabriel Felipe da Silva Rocha, do 2º ano; e a representante do 1º ano da escola Prada, que também ganhou o prêmio, foi Gabriely Cristina Fonseca.

Durante o evento, os alunos das escolas Professora Hilda Maria C. Hafliger, Fábio Franco de Moraes e Professora Maria Apparecida de Luca Moore, realizaram apresentações de danças que envolviam o tema sobre o Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário