quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Centro infantil de Limeira trabalha educação ambiental



O centro infantil Lia Maura Mattos Silveira, unidades 1 e 2, do Jardim Orestes Veroni, encerrou o projeto sobre educação ambiental, com o tema “O futuro se planta no presente”. A iniciativa foi desenvolvida de forma intersetorial com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, e teve o intuito de despertar a conscientização das crianças e dos pais, com apoio da escola. O encerramento ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de setembro, nas unidades.

O projeto também contou com a presença do secretário de Educação, José Claudinei Lombardi, que destacou a importância do envolvimento e aproximação da família para as ações e projetos realizados nas escolas. O secretário ficou entusiasmado com as peças feitas de material reciclável que foram confeccionadas pelos pais e funcionários. “A comunidade deve fazer parte da escola. A escola deve estar de portas abertas para a comunidade”, frisou.

Na abertura das apresentações, a diretora das duas unidades, Marisa de Fatima Kempe da Silva, também salientou a importância da presença dos pais, principalmente para um projeto como este que possibilita a reflexão, além de ser de extrema importância como o meio ambiente. “O meio ambiente faz parte das nossas vidas. Precisamos começar a conscientizar nossos filhos desde já. A escola agradece a contribuição de cada pai para este projeto”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora da escola, Rosangela Alves Silva, o objetivo, além da conscientização das crianças, foi também possibilitar o contato com os materiais reciclados e despertar o interesse de cada um. “Para que pudéssemos obter um resultado positivo, contamos a participação efetiva dos pais para a confecção das peças com a reutilização de matérias recicláveis”, explicou.

Rosangela explicou que foi possível, com este projeto, unir ao “Dia da Família na Escola”. “A ideia foi aproximar ainda mais os pais para os trabalhos desenvolvidos na escola e também trazê-los para o ambiente escolar. Todo o projeto foi trabalhado com a participação dos monitores, das crianças e dos pais”, salientou.

Em relação aos monitores, Rosangela ressaltou que os educadores participaram de formações sobre o meio ambiente, com o diretor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Tiago Georgette.

Desde o mês de abril, a escola está trabalhando com o projeto voltado ao meio ambiente. Para contemplar o trabalho, a unidade escolar fez as exposições de todas as peças confeccionadas pelos pais, monitores e alunos. Ao final, as crianças fizeram uma apresentação de dança.

Miriã Cristina Souza Ventura, mãe da aluna Agatha, de dois anos, o projeto foi bastante válido. Ela confeccionou um palhaço reutilizando um frasco de iogurte. “Foi bastante importante a escola trabalhar o tema com as crianças”, frisou.
 
O pai da aluna, Yasmi Gasão Eller, Marcos Paulo Eller, a iniciativa é positiva, pois, é preciso intensificar ainda mais a questão da reutilização de materiais recicláveis. “A iniciativa da escola foi muito importante para as crianças”, ponderou.

Fonte: Prefeitura (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário