segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lazer: Em visita, secretário de Meio Ambiente apresenta instalações no novo zoo


Com o objetivo de apresentar o atual estágio das obras no novo zoológico de Limeira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, Alquermes Valvasori, recebeu a Imprensa na manhã desta sexta-feira, 10 de maio. Ele estava acompanhado de Giuliana Clarice Mercuri Quitério, diretora de Áreas Vivas; Danielo Mazon, médico veterinário; e Ana Cláudia de Abreu Sorg, bióloga.

Antes de adentrar a área do novo zoológico, o secretário e a equipe técnica apresentaram aos jornalistas o local de produção de mudas ornamentais e o laboratório botânico, que estavam abandonados. O laboratório, que, de acordo com Giuliana, foi construído de forma sustentável, receberá escolas em visitas educativas. “As visitas serão previamente agendadas e monitoradas”, disse. Já na área do novo zoológico, o secretário explicou que, antes de abrir os portões à população, uma série de correções deve ser feita para acolher os animais e os visitantes.

Ao chegar ao local, um amplo estacionamento poderá ser utilizado pelos visitantes. No portão de entrada, será construída uma pérgula com o mapa do zoológico e o ingresso de pessoas será controlado através de catracas a serem instaladas. Foram apresentadas aos jornalistas as instalações onde ficarão todos os animais. “As telhas de fibrocimento, impróprias para os recintos, principalmente no caso dos felinos, estão sendo substituídas por eucalipto tratado”, esclareceu Giuliana. Já os recintos das aves tiveram de ser reformados, pois a antiga altura estava fora do padrão. Além disso, as paredes receberam pintura. Segundo o veterinário Mazon, alguns recintos do novo zoológico ficarão vazios para a vinda de novas espécies.

O zoológico conta com duas áreas de lazer para as crianças. Uma delas está ao lado da lanchonete, que terá a telha de fibrocimento substituída pelas de barro. Outra medida adotada pela atual administração foi a troca de todo o cercado que separa as pessoas dos recintos, visto que o anterior, de madeira, não oferecia a segurança adequada. Para atender todo o zoológico, um poço artesiano foi construído na administração anterior, porém não foi realizado o teste da qualidade da água, que foi considerada salobra. “A água deste poço será utilizada no período da seca para molhar as plantas”, explicou.

Um dos maiores problemas no novo zoológico, segundo Valvasori, é o lago, que foi construído em uma área inclinada. “A empresa que impermeabilizou o lago não fez o serviço corretamente e ele secou. Não para água no lago”, descreveu. “Uma sugestão é diminuir a área do lago e impermeabilizar novamente, visto que o serviço foi pago e a empresa tem que garantir a qualidade”.

Durante a visita, não foram encontrados bancos nos percursos, nem árvores para as pessoas sentarem-se à sombra, além de terem sido vistos apenas dois bebedouros. “A iluminação já tem projeto pronto, visto que alguns animais possuem hábitos noturnos e, sem iluminação, não é possível realizar visitas à noite”, detalhou Valvassori. Um sério problema detectado pela equipe técnica no Núcleo de Educação Ambiental, Administração e do Setor Técnico foi na parte hidráulica, elétrica e de esgoto, visto que há pia, mas não tem água; há luz e interruptor, mas não há energia elétrica; e os vasos sanitários já foram instalados, mas não há fossa séptica. “Faltou infraestrutura funcional”, criticou o secretário, que adiantou que a cobertura de fibrocimento desses locais será trocada por telha de barro.

Na cozinha do novo zoológico, os vidros instalados permitirão que as crianças acompanhem, do lado de fora, todo o processo de alimentação dos animais. Uma sala de necropsia e um laboratório equipado também fazem parte do novo zoológico, já que os animais em tratamento devem ficar separados dos que estão em quarentena. “Mais de 90% do novo zoológico estão prontos, mas ainda temos muito trabalho para abri-lo à população, pois primamos pela qualidade”, ressaltou o secretário.

A diretora Giuliana Quitério explicou que uma nova vistoria, após a entrega total das obras, será realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para autorização da abertura à população. Até o momento, foram gastos pela Prefeitura cerca de R$ 5 milhões na construção. A previsão, segundo o secretário, é abrir o novo zoológico para visitação ainda neste ano. “Primeiro temos que sanar os problemas para, depois, definir a data de inauguração”.

"Este zoológico terá um novo conceito, será um núcleo de educação e não apenas de exposição”, finalizou Giuliana. O novo zoológico fica no Horto Florestal, localizado na Via Prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire, Km 4 - Bairro Tatu.

Na área do atual zoológico, que possui quase 50 anos, será construído um Jardim Botânico, onde as pessoas poderão fazer caminhadas e disfrutar de momentos de lazer.

por Secretaria Municipal de Comunicações

Fonte: site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário