sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Voto aos 16 aumenta número de eleitores em Limeira

Cidade pode ter segundo turno nas eleições municipais

Limeira ultrapassou a marca dos 200 mil eleitores, em maio último. Isso significa que a cidade pode decidir as eleições municipais deste ano no segundo turno.

O segundo turno foi criado pela Constituição Federal de 1988 ao estabelecer que municípios com mais de 200 mil habitantes decidem a eleição majoritária em duas etapas de votação caso nenhum candidato atinja 50% dos votos mais um.

Os grandes responsáveis por esse feito são os limeirenses de 16 e 17 anos que se inscreveram na Justiça Eleitoral para poderem tirar o título de eleitor e votar. Diversos movimentos, protagonizados por jovens de várias tendências políticas, realizaram o trabalho de conscientização.

O Jornal Brasil Atual apurou em junho todos os detalhes de uma das bem-sucedidas campanhas, Eu Voto aos 16. Ela contou com a participação de setores partidários, não partidários, religiosos, rurais, unidos na tarefa de fomentar a participação da juventude na política de Limeira.

Os movimentos fizeram visitas e palestras nas escolas de ensino médio e um intenso trabalho nas redes sociais. A campanha para que os jovens se decidissem a tirar título de eleitor aos 16 e 17 anos para votar se expandiu e chegou até Franca.

Agora, em véspera de eleições, os jovens de Limeira se mobilizam novamente para relembrar a todos que o voto é a maior arma de mudança e que chegou o momento de avaliar cada candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário