sexta-feira, 3 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS DE LIMEIRA – COMO TUDO COMEÇOU.



A Cia. Prada Indústria e Comércio no ano de 1952 através de seu Gerente Eduardo Peixoto, anunciavam pelo serviço de alto falante da empresa, que existia em todas as seções um anuncio aos funcionários, para aqueles que tivessem alguma sugestão que trouxesse benefício à empresa que se manifestasse em sua seção.
Foi ai que SANTO FABRI NETO, mecânico de manutenção sugeriu a companhia que fosse formada uma brigada de incêndio para combates aos sinistros que porventura viesse a ocorrer.
 
Acatando a sugestão do Senhor Santo fabri Neto, a Companhia contratou o Sargento João Barbosa reformado da Força Pública do Estado de São Paulo que veio de Campinas para instruir os primeiros soldados que compunham o primeiro Corpo de Bombeiros de Limeira pertencente a Cia. Prada, o qual trabalhou oito meses, passando o seu cargo ao Sargento João da Silva Pereira também reforma da Força Pública, que comandou os bombeiros por vários anos.
Após o falecimento do Sargento João da Silva Pereira, SANTO FABRI NETO com muita experiência adquirida passou a comandar os homens do fogo e com um caminhão da própria empresa desde o início participava da extinção de incêndios onde fossem chamados.

No ano de 1963 um grande incêndio ocorreu no Posto da Comercial Baptiston S/A, os bombeiros da Cia. Prada foram os primeiros a chegar, mas não foi suficiente precisando do carro do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.
O incêndio foi de grande proporção que chamou a atenção das autoridades constituídas de Limeira

Criado o Conselho Municipal das Entidades de Classe de Limeira no ano de 1964, com a colaboração do comercio, Indústria e Prefeitura Municipal, adquiriram pela Aliança para o Progresso um caminhão Ford ano 1963 equipado com um tanque de cinco mil litros, mangueiras, extintores, enfim com todos os acessórios para o combate a incêndios. Sendo que a primeira apresentação oficial desta viatura a população, foi em um incêndio simulado em uma casinha colocada em frente ao Cine Vitória na Praça Toledo de Barros.
Esta viatura ficou muitos anos à disposição da população na Cia. Prada, pois só esta firma possuía naquela época homens treinados para lidar com a viatura no serviço a combate a incêndios.

CORPO DE BOMBEIRO MUNICIPAL

Anos após a Prefeitura recolhia esse caminhão em um abrigo que se localizava a Rua Senador Vergueiro antiga prefeitura que servia de sede provisória e com a formação de um corpo misto de bombeiros integrados pelos soldados da Cia. Prada, Ribeiro Parada S/A e Prefeitura, serviam a população de Limeira e Região nos chamados que viessem a ocorrer.
Os soldados eram chamados através da sirene da Cia. Prada que era ouvida em toda a cidade.
Mais tarde transferido para a sede própria localizada a Rua Capitão Bernardes Silva, sob o comando de Rubens Aliberti que paralelamente comandava também a Guarda Municipal.

POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS

Construído o Posto de Bombeiros na Vila São Roque, o Corpo de Bombeiros deixou de ser municipal, passando-o para o Estado sob a direção da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CIDADÃO EMÉRITO

Trinta anos passados sem que houvesse o reconhecimento oficial de quem quer que seja ao Pioneiro no serviço de combate a incêndios em Limeira, Otto Ricardo Hornhardt Filho em 1984 protocolou um ofício na Câmara Municipal na pessoa do nobre Vereador Jurandir Bernardes solicitando o Título de Cidadão Emérito ao Sr. Santo Fabri Neto, sendo aprovado por unanimidade pelo decreto legislativo 32/84 de 29 de outubro de 1984, o Título de Cidadão Emérito foi entregue ao senhor Santo em solenidade realizada no dia 27de abril de 1990 às 20:00 horas na Câmara Municipal.

BOMBEIRO HONORÁRIO

Continuando o trabalho de reconhecer Santo Fabri Neto pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Otto, no dia 25 de junho de 1990 entregou pessoalmente ao Governador Orestes Quércia e ao Dr. Antonio Fleury Filho no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o pedido para que fosse conferido o Título de Bombeiro Honorário ao Senhor Santo Fabri Neto no dia 2 de julho de 1990, data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro.
No dia 30 de junho de 1990 Santo Fabri Neto recebia em sua residência o ofício número CCB/151/90 datado de 26 de junho de 1990 do Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Eduardo Assumpção comunicando que fora agraciado com o Título de Bombeiro Honorário, nos termos do Decreto numero 44.160 de 01 de Dezembro de 1964.
Referido Título configurava o reconhecimento da Corporação pelo seu apoio, interesse e alta compreensão demonstrada pelo desenvolvimento da prevenção e extinção de incêndios e salvamentos no Estado de São Paulo.
A entrega ocorreu no dia 02 de julho às 10,00 horas, durante as comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro levada a efeito na Sede do sexto Grupamento de incêndios, sito à Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda número 1, Município de Santos.
Sendo que nesta solenidade ao Centenário do Corpo de Bombeiros, Santo Fabri Neto recebia das mãos do Tenente Coronel PM Celso Feliciano de Oliveira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a mais nobre outorga conferida pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Título de Bombeiro Honorário.

O CAMINHÃO

Depois de muitos anos prestando serviço ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, tornou-se obsoleto e foi devolvida a prefeitura. Não havendo interesse em restaurá-lo, foi relacionado para leilão como sucata.
De posse da notícia, o presidente do Clube de Carros Antigo de Limeira, ALFREDO GABRIEL BARROS, popularmente conhecido por BIÉ e alguns diretores do clube, começaram uma campanha solicitando que o mesmo fosse doado ao clube que se prontificou a restaurá-lo. Foram meses, anos, de muitas reuniões, requerimentos, solicitações junto a Câmara Municipal e a Prefeitura para que o pedido fosse deferido e a pouco mais de seis anos tomaram posse do caminhão.
Iniciou-se o processo de restauro. Foram dedicados mais de dois anos na sua restauração.
Empenho e dedicação do presidente do Clube de Carros Antigos. Hoje o caminhão foi certificado pela Confederação Brasileira de Veículos Antigos com a placa preta, pois já esta com mais de trinta anos da data de sua fabricação e acima de 80% de originalidade.
Faz parte do patrimônio histórico de Limeira e do Clube de Carros Antigo de Limeira.


ANIVERSÁRIO DE SANTO FABRI NETO
“Cidadão Emérito e Bombeiro Honorário”

Natural de Mococa – SP, nascido aos oito de agosto de 1913, Santo Fabri Neto completa 99 anos de idade.
Residente na Casa da Vovó, onde receberá as homenagens e os cumprimentos dos diretores do Clube de Carros Antigos de Limeira, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e de seus amigos na data do seu aniversário natalício, no dia 8 de agosto às 14 horas na Casa da Vovó, sito a Rua Projetada, 25 no bairro Gustavo Picinini em Limeira.

Otto Hornhardt
02/08/2012.


Fonte: facebook (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário