quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TV Câmara aborda poda e extração de árvores

Extração e poda de árvores estão são questões que são frequentemente tratadas pelo Poder Legislativo, por meio de requerimentos que são enviados ao Poder Executivo para atender demandas apontadas pela população. Apesar de parecer simples, o assunto demanda legislação e normas específicas.

Em entrevista à TV Câmara, o secretário de Meio Ambiente de Limeira, Domingos Furgione Filho, explicou que tanto a extração quanto a poda, exigem para que uma avaliação específica antes de serem executadas. “É preciso saber mais a respeito da espécie e da origem. Uma árvore de espécie exótica, por exemplo, pode ser removida e podada mais facilmente que uma árvore de espécie nativa. Além disso, a população não precisa realizar tais tarefas nem pagar para que sejam feitas, porque é uma obrigação da prefeitura da cidade e, para isso, basta que uma solicitação seja feita”, destacou.
 
Para que uma extração ou poda seja solicitada, é necessário que seja feita uma requisição na Secretaria, onde o solicitante fornecerá seus dados e o endereço da árvore a ser podada ou extraída. Essa requisição também pode ser feita diretamente na prefeitura, no setor de protocolos, onde será gerado um processo administrativo que registrará todo o procedimento adotado na região solicitada.
 
Em ambos os processos de requisição existe a atuação de engenheiros agrônomos, que analisarão o local e darão o laudo explicando se há necessidade e possibilidade de extração e poda ou não. O contato para requerer o serviço pode ser feito via Ouvidoria da Prefeitura – 156 – ou via Secretaria de Meio Ambiente, por meio dos telefones 3451-3883 / 3451-9776.
 
Fonte: Câmara de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário