terça-feira, 5 de junho de 2012

Um papo sobre árvores

(*) José Farid Zaine

Com alegria, há algumas semanas, recebi a confirmação dada pela Secretaria de Meio Ambiente, que um projeto que idealizei em 2010 será implantado no município. Trata-se do “Disque-Árvore”, mecanismo que garantirá ao cidadão o direito de ter uma linha telefônica específica para ligar e receber mudas de árvores nas suas residências, buscando uma cultura de arborização maior a Limeira. Além disso, a pessoa receberá informações diversas sobre a remoção ou os serviços de podas da cidade, sempre com o objetivo de serem respeitadas as leis ambientais.

Nas entrelinhas do projeto, há a necessidade de conscientização das pessoas sobre a importância de vivermos numa cidade cada vez mais verde, além de elas entenderem que é preciso uma justificativa coerente para a remoção de uma árvore, pois essa remoção poderá contribuir para o desequilíbrio do meio ambiente.

Causa de sujeira não pode ser, porque quando paramos para pensar nos  benefícios de uma árvore, esse argumento é refutado com muita facilidade. Talvez, após alguns meses de execução do “Disque-Árvore”, possamos fazer uma discussão equilibrada com os resultados práticos obtidos com o Projeto.

Segundo o livro “Du Bon Usage des arbres” (Do Bom Uso das Árvores), do botânico francês Francis Hallé, com trechos publicados no site do Eco Desenvolvimento*, que destaca a importância das árvores no planeta, as árvores não absorvem apenas dióxido de carbono, elas também contribuem para que outros tóxicos altamente poluentes sejam enfraquecidos, como o chumbo, o manganês e o óxido nitroso. Eles ficam “armazenados” na madeira da árvore e quanto mais velha ela for, mais conseguirá absorver, colaborando, com eficiência, no combate à poluição.

O botânico completa a discussão confirmando que as árvores são independentes na natureza: elas precisam de ar, luminosidade e sais minerais, tendo um mecanismo próprio de defesa, para mandar para bem longe seus inimigos, como os insetos e os ratos, além de se reproduzirem com suas próprias sementes.

Conforme apontam as palavras do francês, há, ainda, um detalhe curioso: o movimento das folhas, principalmente de certas espécies de coníferas, que libera íons negativos, que têm efeitos muito benéficos sobre a saúde e o humor das pessoas. Algumas delas são usadas, inclusive, no tratamento de doenças como o câncer.

Hallé conclui sobre os benefícios das árvores nas cidades, defendendo que elas fazem muito mais do que apenas enfeitá-las ou deixá-las com ar mais fresco e agradável, além de oferecerem sombras: elas preservam o solo, produzem frutos comestíveis e atuam na prevenção de enchentes.

Que o “Disque-Árvore”, agora abraçado pela Secretaria de Meio Ambiente, na pessoa do secretário Domingos Furgione Filho, também seja abraçado pela população juntamente com a necessidade das árvores na cidade. É esse o nosso principal objetivo com o projeto, estando, sempre, à disposição para sugestões, críticas e diálogo sobre o assunto.

Cuidemos de nossas árvores com carinho, amor e dedicação, como o “Pequeno Príncipe” cuidou de sua rosa.

* Informações obtidas em: www.ecodesenvolvimento.org.br

 (*) José Farid Zaine é vereador do PDT de Limeira

Fonte: Portal de Notícias Walter Bartels  (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário