sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semana da Cidadania 2011

Em comunhão com o conjunto da Pastoral Juvenil Latino Americana, desejamos viver o seu Projeto de Revitalização que nos propôs movimentos como o de aproximar, escutar, discernir para converter nossa ação pastoral. Em 2011, somos todos desafiados ao movimento de conversão, como Igreja jovem, a partir do lugar teológico Belém. Queremos estar com Jesus em Belém, comprometidos com a realidade juvenil, com aqueles que estão à margem, mas que estão atentos e confiantes na Boa Nova: nasceu para nós um Salvador!
A mística de Belém é da valorização da relação com o mundo e com todas as coisas criadas, de forma mais fraterna, justa e sustentável. Nessa perspectiva, apresentamos a vocês a Semana da Cidadania 2011 (SdC), como oportunidade de refletir nossa relação com a terra, de alimentarmos a esperança e a resistência e de restabelecermos nossa fidelidade com um projeto de Reino, que é de justiça e emancipação!

BAIXE AQUI

O QUE É A SEMANA DA CIDADANIA?
É uma das três Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil, que tem por objetivo a partir de temáticas próprias da juventude, ver, julgar e intervir na sociedade, ampliando o exercício da cidadania, a fim de construir a Civilização do Amor, na qual acreditamos.
A Semana da Cidadania não é um evento. É parte de um processo dos grupos organizados que desejam ir ao encontro dos outros jovens para anunciar a vida para todos/as. A cada ano, as Pastorais da Juventude propõem um tema. Esse tema é para dar unidade e um enfoque especial a ser tratado nos grupos. O tema tem sempre sintonia com a temática proposta pela Igreja para a Campanha da Fraternidade e com a Semana do Estudante e o Dia Nacional da Juventude.


POR QUE PARTICIPAR?
Acreditamos que a Semana da Cidadania é o momento que as Pastorais e as Juventudes têm de conhecer mais profundamente a realidade juvenil e suas problemáticas. Seu material propõe textos com um viés mais reflexivo e de aprofundamento, a fim de, para além de a conscientização apontar junto da Semana do(a) Estudante e do Dia Nacional da Juventude caminhos para transformar a realidade e construir o Reino de Deus, aqui e agora.
Desde 2009 o material é preparado num mutirão de colaboração entre a Rede Brasileira de Centros e Institutos, que já realiza esse trabalho há muitos anos, e as Pastorais da Juventude, que retomaram seu espaço na elaboração dos subsídios das Atividades Permanentes. Este ano, o material foi construído com o acompanhamento de jovens integrantes das instâncias nacionais das PJs, dos Centros Maristas de Juventude e de jovens das PJs locais onde estão os CMJs.


A ARTE - Por Renato Caetano
A ideia principal para o desenho é colocar o ser humano como parte da Obra criadora de Deus, em sintonia e complementaridade com a natureza. O descuido com o meio ambiente reflete diretamente no bem estar/sobrevivência de cada cidadão. Por isso, a representação de um homem estilizado, que simboliza este ser humano (homem e mulher), com sua sombra que se transforma em uma árvore. Sendo assim somos um só, um influenciando o outro, ambos criaturas de Deus. O desenho retrata a dignidade do ser humano diante de toda criação, como cuidador, responsável, co-criador. " ... há uma diferença fundamental entre seres humanos e os animais, que é de ordem sobrenatural, pois os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus e receberam o seu sopro em suas narinas..." (CF 2011, p. 59).


A posição do personagem com uma das mãos fechada significa um gesto de resistência.


O sol ao fundo representa os sonhos, as diversas cores dos raios do sol como a diferença desses sonhos, os diferentes quereres...


Para representar a esperança temos a cor verde, com formas abstratas, deixando a imaginação do público agir.


E ao fundo, o mapa da América latina, em marca d’água, representa a nossa cultura, os nossos povos, delimitando um determinado povo.


O MATERIAL
Seguindo a construção histórica da SdC o material deseja informar, contribuir nas reflexões, e esse ano especialmente, a partir da realidade das juventudes e de seus sonhos provocar a mudança. Por isso, esse material foi construído a partir do método: VER-JULGAR-AGIR-REVER-CELEBRAR, utilizando as dimensões propostas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB, pessoa-comunidade-sociedade, a fim de debater a missionariedade, o profetismo e o anúncio da Boa Nova.
Com esse material, desejamos valorizar as iniciativas transformadoras que já acontecem, que fazem da Civilização do Amor, uma realidade em diversos lugares. Algumas dessas iniciativas são os grupos de produção e resistência (PJR), a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens (PJs), iniciativas de comunicação alternativa, de relações de vida, como propõe o eixo central das Atividades Permanentes de 2011, Juventude Latino Americana construindo relações de vida. E para tanto é preciso que os grupos se envolvam desde a preparação e execução dessa atividade, até a sua avaliação e comprometimento.


A fim de aproximar a Semana da Cidadania das diversas juventudes, esse subsídio apresenta reflexões planetárias a partir da própria realidade desses vários grupos juvenis. E para fazer viva a proximidade do material das PJs, disponibilizamos no site da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude (www.redejuventude.org.br) propostas de roteiros de encontros para os grupos viverem a SdC. O site também é espaço para vocês partilharem as atividades, a experiência da SdC em sua paróquia, comunidade, comunidade rural, escola. Indicarem no que as reflexões ajudaram, e até mesmo sugerir novas propostas de vivência da SdC para toda a juventude do Brasil.


Convidamos todos os sonhadores e as sonhadoras do “outro mundo possível” e do Reino de Deus, a refletirem conosco a realidade das juventudes da terra. Somos parte dela e só podemos transformá-la se nos percebermos assim. Vamos lá?


Com carinho, esperança e resistência,


Pastorais da Juventude do Brasil – PJ, PJE, PJMP e PJR e Centros Maristas de Juventude (CMJs)

Fonte: Site PJ Sul 1 (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário