sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Árvores pintadas de azul viram caso de polícia

Renata Reis

Três árvores, sendo duas de espécie protegida por lei (jacarandá mimoso), foram pintadas com tinta látex, na Avenida Laranjeiras. A intenção era deixá-las bonitas, mas viraram caso de polícia e também estão listadas em denúncia feita ao Ministério Público (MP) por crime ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, além de as árvores terem sido pintadas, foram podadas sem autorização e de forma irregular. “As pessoas precisam entender que as árvores não são propriedade particular, mesmo as que estão dentro de casa, ainda mais se estiverem na lista das que são protegidas por lei. Árvores são um bem universal”. Ele diz que se uma pessoa for abordada cortanto alguns galhos com cuidado ou realizando poda ornamental, os fiscais vão apenas orientar.
No caso do responsável pela pintura azul nas árvores da Avenida Laranjeiras, Furgione conta que a alegação do autor foi que as árvores estavam feias e que entrou em contato pelo 156 para pedir autorização. “O homem disse que houve demora para obter a resposta e resolveu podar e pintar por conta própria, o que não se justifica”, conta.
Foi elaborado boletim de ocorrência por crime ambiental. A secretaria também formalizou a denúncia junto à Promotoria do Meio Ambiente. O promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua diz que poderá tomar alguma providência na esfera judicial, caso o responsável não acate as recomendações da Secretaria de Meio Ambiente. O homem terá que plantar árvores como forma de compensação ambiental.

TINTA MATA PLANTA
O biólogo Rogério Mesquita explica que a tinta látex tem muita química tóxica em sua composição, o que pode matar a planta. Se a pintura for com cal, o efeito é contrário: protege a árvore de micro-organismos.
Mesmo assim, qualquer atitude a ser tomada em relação a árvores, seja da calçada ou de dentro de casa, deve ser comunicada à Secretaria de Meio Ambiente. O telefone é 3451-3883.

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Ao contrário do que o profissional diz, a prática de pintar com cal as plantas não é um remédio. Esse mito vem do fato de que ao caiar, não nasce musgos no tronco passando a ideia de que ela está melhor. Puro mito segundo estudos do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ - USP.
Agora, pintar com tinta látex é pura falta de bom senso mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário