terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Questões cruciais sobre o Programa FX 2.

Muitos devem ter acompanhados as informações sobre o processo de compra e reequipamento dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para quem não conhece a área estratégica, compra de equipamentos militares não é como comprar cadeira para escola, pois armamentos no momento cruciais podem parar justamente pelo forncedor. Um caso exemplar foi quando em 1982 a França passou os códigos fontes dos mísseis Exocet para a Inglaterra se proteger da Argentina que o estava usando contra seus navios nas Ilhas Malvinas.

O caso emblemático do FX2 demonstra isso, pois estão no páreo três aeronaves:

 - F/A 18 Super Hornet da americana Boeing;
 - JAS 39 Gripen NG, da sueca SAAB;
 - Rafale, da francesa Dassault.

Segue um video que mostra um trecho de uma palestra do brigadeiro eng. Venâncio Gomes da FAB que mostra alguns dos últimos embargos e embaraços dos americanos para vender armamentos para o Brasil e também para atrapalhar possíveis vendas futuras de equipamentos para outros países.


Importante ressaltar que todas as aeronaves possuem algum equipamentos de origem norteamericana, mas em diferentes proporções, pois obviamente, o F 18 é o mais maericano seguido pelo Gripen e pelo Rafale que é o menos dependente mas possui alguns equipamentos de origem norteamericana.

Mais informações, clique aqui.

Fonte do video: Blog Poder Aéreo (aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário