terça-feira, 8 de junho de 2010

Agora vai...


COLUNA VAI E VEM, do Jornal de Limeira
Autor: Nani Camargo

VEM PRO GOVERNO, VEM

São polêmicas as declarações feitas pelo vereador Paulo Hadich (PSB) ontem à tarde - durante lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual -, de que o prefeito Silvio Félix (PDT) lhe condicionou a concessão de uma secretaria à sua renúncia em disputar a eleição.

MAS SÓ SE FOR ASSIM

Isso já era sabido nos bastidores, porém, foi a primeira vez que Hadich falou oficialmente sobre o assunto. E confirmou que saiu da boca do prefeito uma conversa mais ou menos com esse tom: "quer uma secretaria, ou a presidência do Ceprosom? Então você não pode sair candidato a estadual".

O BOM ADMINISTRADOR

Infelizmente, interesses pessoais se sobrepõem ao público. Será que é dessa forma que Félix deveria escolher quem deve ajudá-lo no comando das mais diversas áreas administrativas da cidade? Contemplando situações que favoreceriam a carreira política de sua esposa Constância?

ERRO

De fato, os cargos de secretários e de presidentes de autarquias são de livre nomeação do prefeito. Ele põem quem quiser. Porém, essas escolhas nunca deveriam estar atreladas a questões pessoais ou com interesses eleitorais. Tem de ser uma nomeação de confiança e técnica.

CARGOS IMPORTANTES

Não que Hadich não fosse capacitado para desempenhar funções no Executivo. A discussão não é essa. A questão é que o prefeito escolheu a porta de entrada errada para que alguém assuma cargos tão importantes na prefeitura, cujas decisões afetarão diretamente a vida da população. É uma pena mesmo.

NEM AÍ

Matéria da repórter Paula Martins no domingo mostra como o governo municipal trata com descaso requerimentos feitos por vereadores. Muitos dos questionamentos recebem aquelas conhecidas respostas: "está em estudo", "em fase de elaboração", "tramitando".

QUE MOROSIDADE

Como mostrou a reportagem, requerimento feito há um ano e meio por Mário Botion (PR), questionando quando seriam instalados semáforos sonoros para deficientes visuais, teve a resposta básica na época: "estudo". Outros dois requerimentos sobre o mesmo assunto foram feitos até agora, mas a medida ainda está no papel.

Meus comentários

Partindo do pressuposto que "toda unanimidade é burra", vemos o quanto Limeira poderia progredir se não fosse essa cultura local que remonta a várias gestões de que ou "vocês estão submissos a mim ou estão contra mim"! Precisamos trazer mais vitalidade para nossa cultura política local. Precisamos demonstrar que há formas mais modernas de se pensar o coletivo, e a pré-candidatura do Dr. Paulo vem justamente trazer essa possibilidade. Não temos que acreditar apenas em uma forma de política, podemos construir um novo formato.

A pré candidatura do vereador Paulo busca justamente isso: construir uma nova forma de pensar a política local em Limeira. Quem está participando da construção da candidatura e da movimentação do partido sabe que não fará um trabalho apenas para eleição de cacique, ou para auxiliar apenas um grupo político-econômico. Fará pelo bem de Limeira.

Fonte da foto e da coluna: Jornal de Limeira (clique aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário