sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sessão teve questionamentos polêmicos


A quarta sessão da Câmara Itinerante deste ano foi marcada por questionamentos polêmicos e incisivos aos vereadores por parte do público presente. Os trabalhos ocorreram na terça-feira na Comunidade "Beato José de Anchieta", no Jardim São João. Participaram os vereadores Eliseu Daniel dos Santos (PDT), Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), José Farid Zaine (PDT), Mário Botion (PR), Paulo Hadich (PSB), Ronei Costa Martins (PT) e Sílvio Brito (PDT).

Uma das perguntas picantes foi por que os vereadores não foram favoráveis à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias envolvendo a merenda escolar terceirizada de Limeira. Hadich, Ronei e Botion responderam ao público que eles assinaram o requerimento, mas que não foi o suficiente para se criar a CPI.

O padre da comunidade, Isaías Daniel, disse que os moradores também queriam ouvir os vereadores governistas. A resposta mais explicativa partiu de Brito. Ele disse que não assinou por convicção de não haver nada de errado nos contratos firmados pela prefeitura nesta área. Declarou que analisou documentos públicos sobre a merenda e que não encontrou irregularidades. Brito ainda se dispôs a fornecer cópias dos papéis para quem tivesse alguma dúvida.

Outro questionamento foi sobre o que os vereadores achavam sobre a polêmica dos imóveis desapropriados pelo governo Félix (PDT) para abrigar creches - as casas, conforme o Jornal de Limeira já mostrou, estão abandonadas. Presidente da Câmara, Eliseu Daniel tentou explicar pelo lado burocrático dos processos de desapropriações, em que a prefeitura só pode ocupar o imóvel quando a Justiça concede a posse da área. Já Ronei, que vistoriou várias vezes as casas, criticou a administração municipal e apontou falta de planejamento em gastar R$ 6 milhões na aquisição das propriedades.

Outro assunto que gerou debate foi o transporte coletivo, em que foram pedidas melhorias. Os moradores também questionaram por que não foi criada uma comissão na Câmara para estudar a área. Outros temas abordados: precariedade do Conselho Tutelar, instalação de escolas com ensino fundamental para a região e melhorias em praças públicas.
No encontro, os vereadores esclareceram para a população a função e os limites do trabalho parlamentar.

ISS

Outro tema que gerou discussão foi a redução de impostos na cidade. Hadich falou de projeto de sua autoria - já arquivado na Câmara - que reduzia o ISS de Limeira de 4% para 2%. E foi crítico, dizendo que falta na Casa o debate por assuntos que interessam à sociedade. Ele chegou a ser aplaudido pelo público.

Fonte: Jornal de Limeira

Meus comentários

Que o bom exemplo que a comunidade Beato José de Anchieta deu seja avaliado e copiado por toda a sociedade limeirense! Nós, limeirenses, temos que aprender que "POLÍTICO BOM É POLÍTICO VIGIADO". Não adianta ficar reclamando às escondidas, temos que cobrar em público mesmo, pois só assim essa cidade crescerá como deveria. Esse posicionamento tem que ser copiado por toda a população, independente de qual região ela mora, religião que pratica e oportunidade de estudos que teve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário