sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FAB deve enviar nesta sexta 16 toneladas de mantimentos e 40 homens para Haiti

Esses recentes acontecimentos no Haiti demonstram nossa total incapacidade no aspecto da solidariedade e da compaixão humana. A notícia abaixo demonstra um apoio real que o Brasil tem dado ao Haiti.

Mas nesse caso, o Haiti mostra ao undo como ele é desumano. A catástrofe foi provocada pela natureza sim, mas o local que a natureza destruiu é um dos piores lugares do mundo já que não há nenhuma infraestrutura disponível. Se isso tivesse acontecido no Japão, por exemplo, haveria mortes e destruição mas ela seria milhares de vezes menor.

Nos deslumbramos com a tecnologia, mas ainda o mundo possui muitos lugares onde as pessoas morrem de diarreia, fome e sede...

E nesse acontecimento, o que mais me impressiona é que tem gente que é contra o apoio dado pelo Brasil. Como me enoja declarações como a da cantora Sandy (clique aqui e veja o que essa demente relatou) e de alguns internautas em comentários como no site da Folha e Estadão. Deus os livre de passar por uma tragédia dessas.


FAB deve enviar nesta sexta 16 toneladas de mantimentos e 40 homens para Haiti

A FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que mais três aviões devem partir ainda nesta sexta-feira da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com 16 toneladas de água e alimentos e uma equipe de 40 militares da própria FAB e bombeiros para ajudar as vítimas do terremoto de terça-feira (12) que devastou Porto Príncipe, capital haitiana, e deixou milhares de mortos --incluindo 17 brasileiros.

Segundo o capitão aviador Isaias Lopes dos Santos Júnior, da comunicação Social da Base Aérea do Galeão, estes três novos voos serão somados aos sete anteriores enviados ao Haiti desde a tragédia.

Os mantimentos e a equipe, formada por médicos, enfermeiras e especialistas em resgate, viajarão em um Boeing e dois Hércules C 130.

Na carga, estão ainda 5 toneladas de mantimentos doados pelo governo do Paraguai e recolhidos pelo avião brasileiro que levou um grupo de paraguaios repatriados do Haiti até o país.

Outros dois aviões da FAB decolaram na madrugada desta sexta-feira da Base Aérea do Galeão com um hospital de campanha e equipe médica para auxiliar as vítimas.

Os aviões --que deveriam partir na noite desta quinta-feira-- levaram o Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, 50 militares da área de saúde, entre médicos e enfermeiros, além de equipamentos para centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), raio-X, laboratório e módulos para atendimento ambulatorial.

O HCAMP é um hospital móvel, utilizado para curto período de internação e destinado a atender feridos em combate. Ele é composto de barracas climatizadas e que podem ser montadas em diversas configurações, dependendo da necessidade.

No Haiti, a unidade estará em sua configuração completa, com módulos adicionais para internações de curto período, além dos que servem ao atendimento ambulatorial. O HCAMP atenderá assim urgências e emergências, incluindo cirurgias e atendimento a pacientes graves.

Segundo comunicado da FAB, nesta quinta-feira, a equipe da FAB deve trabalhar em coordenação com o Exército brasileiro, que tem sede no país, já que lidera a missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no país.

Nesta quinta-feira, um avião da FAB levou 51 bombeiros --30 do Rio de Janeiro e 21 do Distrito Federal --além de três médicos e três enfermeiros militares para participar dos resgates a vítimas do terremoto.

Também foram enviadas ao Haiti 17 toneladas de alimentos, água, remédios e equipamentos de resgate. Quatro cães farejadores seguiram na aeronave para ajudar na busca de corpos e sobreviventes da tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário