quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Na média, oculta-se questões importantes...


Na graduação, um amigo uma vez falou em sala: "Média é perigoso, pois tenho um amigo que morreu afogado numa lagoa com na média 25 cm de profundidade!"


Parece piada mas não é pois quando calculamos uma média, pegamos um extremo quente e um extremo frio, calculamos e no final temos uma condição morna e agradável.

Quando falamos em análises econômicas, se não analisarmos as variações por outras formas, podemos chegar a mesma situação. Por exemplo, o Brasil teve uma renda per capita de R$15.240,00 em 2008 (veja aqui).

Esse número é bonito mas sabemos que a nossa realidade é bem diferente pois boa parte dos brasileiros vivem com menos de US$1 por dia...

E nos outros países, isso também não é diferente. Sempre vemos os estadunidenses como ricos, bem vestidos, esbajando qualidade de vida.

A UOL em suas notícias mostra a realidade pouco mostrada da periferia da capital federal Washington, que se for vista como um país, fica devendo a muito país da Áfrixa Subssaaariana... e isso porque está dentro da capital da nação mais rica e poderosa do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário