domingo, 4 de setembro de 2016

Limeira no Rumo Certo com Paulo Hadich: Educação de Qualidade


O cenário de Limeira durante a eleição de 2012 era caótica e vergonhosa para nós. Há poucos meses, o prefeito havia sido cassado após escândalos que envolviam a merenda escolar, que até carne estragada havia sido entregue para os estudantes comerem, o índice IDEB estava caindo, um Centro Infantil (CI) recentemente construído havia desabado, justamente na área de playground das crianças. Havia muitas denúncias sobre a qualidade das apostilas. A Prefeitura havia comprado em anos anteriores várias casas ociosas para tornarem creches e com o uso de todo o recurso do FUNDEB, não havia recursos para adaptá-las. Até matéria do CQC fomos alvo.

Com a cassação, a Pasta foi uma das que o ex-prefeito Orlando Zovico mexeu e o secretário de antes foi exonerado, sendo chamado para o lugar uma experiente e reconhecida diretora da rede, Araciana Rovai. De cara, uma decisão para sepultar a vergonha de outrora: a terceirização estava encerrada e a merenda seria totalmente municipalizada, sendo um processo não tão rápido e que seria concluída já no governo do Prefeito Paulo Hadich.

Com o governo Paulo Hadich, a merenda sem qualidade é coisa do passado. O IDEB está crescendo, uma nova proposta curricular está sendo implementada e a Educação Ambiental passou de apenas ações pontuais para um processo de Formação Continuada. A Educação Integral saltou de 3 para 31 escolas alcançando mais de 4000 estudantes. Um dos grandes desafios foi a ampliação do número de vagas na área infantil, tendo alcançado a ampliação de 1.140 vagas. A demanda de vagas para 4 e 5 anos já foi plenamente atendida sendo que esta meta de acordo com o Plano Nacional de Educação deveria ser atendida até 2016, foi alcançada já em 2014.

Mas todos esses avanços ainda não são suficientes e muitas outras propostas são apresentadas pela candidatura de Paulo Hadich prefeito e Bruno Bortoan vice. Dentre as propostas do Plano de Governo, vale destacar:


  • Institucionalizar a avaliação de ensino e aprendizagem em toda a rede municipal;
  • Contar com 100% das escolas com ensino integral até 2020;
  • Universalização das vagas para o ensino infantil;
  • Empreender projetos pedagógicos que promovam: Educação alimentar, Educação ambiental, Educação e arte, Educação para a cultura, Educação para a saúde, Educação para cidadania, Educação e qualificação profissional para a Educação de Jovens e Adultos, implantando um novo modelo;
  • Regulamentar, por meio de legislação própria, o incentivo ao mestrado e doutorado.

Os desafios para a Educação não são poucos. Limeira já avançou muito em aspectos de prédios e qualidade dos profissionais. O foco está na melhoria contínua da qualidade, mas que Limeira já avançou muito. E nisto eu posso falar com conhecimento de causa, pois sou pai de aluna atendida na Rede e estou muito satisfeito como pai!

Assim, com Paulo Hadich reeleito, lutaremos muito para que continuemos tendo #LimeiraNoRumoCerto.

Para saber mais sobre o Plano de Governo de Paulo Hadich para a Educação e para outras áreas, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário