segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Secretaria de Meio Ambiente lança projeto de preservação das bacias hidrográficas


A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira lançou na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, o projeto de capacitação e conscientização de professores e alunos da rede municipal de ensino sobre a valorização das bacias hidrográficas do município. A iniciativa é uma parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) e com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O secretário da pasta, Alquermes Valvassori, ressaltou que, há algumas décadas, 70% da população de Limeira era rural e que hoje esse número não passa de 4%. “As pessoas costumam passear na área rural somente aos finais de semana em busca de sossego e a secretaria sempre atuará na melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Para isso, a preservação é muito importante”.

O lançamento teve a presença de Dinorah Cappi Redondano, uma das idealizadoras do projeto, que tem como objetivos a conscientização das crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente da região urbana de Limeira, sua fauna e flora, e atender os “5R”: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar, entre outros. “O projeto visa preservar o meio ambiente, principalmente a capacidade hidrográfica da região urbana do município, assim como sua fauna e flora”, informou Dinorah.

Foram confeccionados seis mil kits, que serão distribuídos aos alunos dos 4º e 5º anos das escolas da rede municipal de ensino, professores coordenadores e diretores. Cada kit contém dois livros, “Rio sem lixo é rio limpo” e “Uma boa ideia”, um jogo de percurso “Rota dos Resíduos”, com cartelas, dados e regras, além de lápis e borracha.

“A iniciativa surgiu no final de 2008 e, após avaliação e aprovação em 2009 pelo PCJ e Fehidro, os materiais foram elaborados em 2010 e destinados a correções”, contou Dinorah.

Capacitação

Cerca de 50 professores coordenadores receberam nesta sexta treinamento para trabalhar o kit com os alunos. Ao final do projeto, 25% dos alunos (1.402 discentes) realizarão uma avaliação. Os demais 75% preencherão um relatório para posteriormente elaborar um parecer final com todas as escolas, que será encaminhado ao Fehidro. “Esse material vai para as casas dos alunos, atingindo também a família e a comunidade em que vivem, por isso é importante trabalharmos o aprendizado e a conscientização dessas crianças”, destacou Dinorah.

por Secretaria Municipal de Comunicações (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário