segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dom Casaldáliga é evacuado de sua casa em São Félix por ameaças de morte

O bispo Pedro Casaldáliga, de 84 anos, foi forçado a deixar sua casa em São Félix do Araguaia e ir a mais de 1.000 quilômetros de distância por indicação da Polícia Federal do Brasil. A causa foi a intensificação nos últimos dias das ameaças de morte que ele recebeu por causa do seu trabalho durante mais de 40 anos em defesa dos direitos dos índios Xavante.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 08-12-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A produtora Minoria Absoluta, que trabalha em uma minissérie sobre o religioso, foi um dos denunciantes. O fato de que o governo do Brasil decidiu tomar as terras dos fazendeiros para devolver aos índios, legítimos proprietários, agravou o conflito.

A produtora assinalou que a equipe de filmagem teve que modificar o seu plano de trabalho. Concretamente e por recomendação do governo brasileiro, a equipe teve que atravessar a floresta e fazer uma rota de 48 horas de duração para evitar a zona de conflito.

Casaldáliga se tornou o objetivo dos chamados "invasores" que fraudulentamente se apropriaram das terras em Marâiwatsédé dos Xavantes. O bispo, que sofre de Parkinson, trabalha há anos em favor dos indígenas e dos seus direitos fundamentais na Prelazia de São Félix e se tornou, em nível internacional, no rosto visível da causa.

Os proprietários de terra e os colonos que ocuparam fraudulentamente e com violências das terras serão despejados em breve pela ordem ministerial que, há 20 anos, espera pelo seu cumprimento.

Conforme informou em um texto a Associação Araguaia com Casaldáliga, o bispo teve que pegar um avião escoltado pela polícia e atualmente se encontra na casa de um amigo que teve sua identidade e localização ocultas por razões de segurança.

"Sentimo-nos plenamente identificados com a defesa que desde sempre o bispo Pedro e a Prelazia de São Félix sempre fizeram da causa indígena", diz o comunicado da associação, que exige que a comunidade internacional vele pela segurança de Casaldáliga e pelos direitos dos índios Xavante.

Através do Twitter também circulou o comunicado de apoio do Conselho Indigenista Missionário – órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –, assinado por associações e entidades ligadas à luta indígena e aos direitos humanos.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Dom Pedro Casaldáliga é um grande homem. Como poucos, ele conseguiu de fato viver como Jesus Cristo pregou, estando entre os últimos de nossa sociedade.

Quem não o conhece, recomendo que assista ao filme "O anel de Tucun". Vale a pena, pois o filme é profético e um tapa em nossas caras.

A história de vida e de luta de Dom Pedro é uma linda história de paixão pelos mais necessitados, lutando e vivendo as suas realidades.

Não podemos deixar que a sua história termine tragicamente martirizada como a de muitos irmãos de nossa América Latina.

Não podemos ver mais pessoas como ele terem sua vida eclipsadas.

Chega de mártires nesta terra, como Irmã Doroty, Chico Mendes, Padre Burnier, entre tantos outros, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário