quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lideranças condenam relatório pró-Félix Destaque



Para o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Limeira, Ozéias Paulo de Queiroz, qualquer vereador da CP poderia apresentar seu relatório paralelo, desde que este fosse embasado em documentos, provas colhidas durante a instrução processual da comissão e até mesmo como parecer contrário ao do relator. "O que causa estranheza é que o relatório apresentado pela vereadora (Nilce) foi apenas uma peça de retórica, não fez citação a sequer um documento, a nenhum depoimento ou qualquer outra prova colhida pela comissão, dando um parecer contrário, com base apenas em sua convicção pessoal", opinou.
Segundo ele, o relatório em um processo ou inquérito tem a finalidade de relatar todas as provas colhidas durante a investigação e resumi-las em algumas páginas, fornecendo elementos para formar uma convicção. "Entendo que isso deveria ser feito na CP, ou seja, resumir as 7 mil páginas do processo e redigido minucioso relatório daquilo que foi apurado, e, depois, enviado à plenário para a apreciação dos demais vereadores", declarou.
Queiroz ainda disse não acreditar que "em uma investigação, em um simples inquérito policial, qualquer delegado apresentaria um relatório apenas com citações e frases não constante nos autos, sem apresentar ou fazer menção aos documentos, depoimentos e demais provas colhidas durante as investigações".


Opiniões de entidades e igrejas

"O que ocorreu na Câmara foi lamentável. O relatório do Ronei estava mais consistente do que o da Nilce. Ficamos indignados com uma situação dessas. Eu, no lugar do prefeito, já teria me afastado do cargo. Não vejo condições dele voltar. O Ciesp é favorável à cassação do prefeito, pois a cidade está sendo prejudicada".
Wagner Furlan, diretor titular do Ciesp/Fiesp

"A maioria disse que essa decisão foi política. Todos esperavam que o relatório do Ronei fosse aprovado por unanimidade. No comércio, existe uma grande revolta. Somos favoráveis à cassação".
Paulo César da Silva, presidente do Sinecol (Sindicato dos Comerciários)

"Esperava que fosse aprovado o relatório do Ronei. A postura da diretoria do sindicato é de que a Justiça seja feita e os vereadores analisem os relatórios".
Rogério Delmondi, presidente do Sicomércio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista)

"A OAB é favorável a uma investigação e que esta seja isenta e limpa com base nos documentos e provas colhidas nos autos. Se for pela cassação ou não, devemos respeitar, mas não podemos aceitar ingerência ou interferência de forças ocultas".
Ozéias Paulo de Queiroz, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Limeira

"O voto dos vereadores em outro relatório já era esperado. Mesmo com a opinião pública lá, eles já estavam decididos a blindar o prefeito nesse momento. Confio mais no trabalho do MP (Ministério Público) do que na Câmara. No Legislativo, existem questões pessoais e partidárias. E eles não devem votar pelo coração. Têm que se basear em dados concretos".
Reverendo Jonas Zulske, representante da Igreja Presbiteriana de Limeira (Central)

"O que vimos foi uma grande injustiça acontecendo. As denúncias são grandes. A gente quer que seja feita a Justiça. Tudo caminhava para a cassação. Uma situação difícil. É um descaso com a população. Nós queremos que se faça Justiça. O relatório do Ronei é claro".
Érika Monteiro Moraes, Apeoesp (Sindicato do Professores do Estado de São Paulo)

"Estamos indignados com o que aconteceu na Câmara Municipal. O relatório do vereador Ronei Martins (PT) indicava claramente o envolvimento do prefeito afastado Silvio Félix (PDT). A apresentação do relatório da vereadora Nilce Segalla (PTB) mostrou que ela não tinha conhecimento dos documentos. Uma vergonha. Um absurdo inocentar Félix. A votação foi uma defesa do prefeito".
Wilson Cerqueira, Sindicato dos Metalúrgicos

Estamos sem palavras. É difícil ver o que aqueles vereadores fizeram. Uma situação vergonhosa. O relatório de Nilce Segalla (PTB) não tinha embasamento político. Um atraso para Limeira. Servidores, eles respondem com sindicância".
Eunice Lopes, Sindsel (Sindicato dos Servidores Públicos)

"É uma situação em que todos nós ficamos consternados. Os vereadores que aprovaram o relatório absolvendo o prefeito afastado Silvio Félix (PDT) não estavam trabalhando em prol da população, já que a cidade estava empenheda em apurar os fatos".
Júlio César Pereira dos Santos, diretor da APM (Associação Paulista de Medicina)

"Infelizmente, existem políticos do povo e políticos de políticos. O que prevalece na cidade de Limeira é políticos a serviço de outros políticos. É um vergonha para Limeira".
Padre Isaías Daniel, que deixou Limeira há aproximadamente 15 dias para ser missionário no Amazonas.

Walter Furlan, presidente da Acil (Associação Comercial de Limeira), não retornou a ligação

Bispo César Santos, Comunidade Filadélfia de Limeira, estava em viagem

Pastor José Neto, Assembleia de Deus, estava fora de Limeira

Igreja Quadrangular não se pronunciou, alegando não estar acompanhando o caso.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)


MEUS COMENTÁRIOS:

Ficou muito claro que o relatório que a Nilce leu não era dela e não tinha objetivo algum, senão ser um meio para inocentar o prefeito. Desde o começo, estava claro que eles tentariam de alguma forma proteger o prefeito como fora feito nas CPI's anteriormente realizadas na Câmara Municipal.

Se a vereadora Nilce tivesse apresentado um relatório contendo apenas a música do Michel Teló, os vereadores Almir e Piuí teriam acompanhados da mesma forma.

Esses três indivíduos representaram na última segunda-feira, o pior tipo de política que há em nossa sociedade.
Essa forma de agir politicamente é a escória e o câncer que tem que ser extirpado de nossa sociedade para que de fato, possamos nos desenvolver plenamente enquanto sociedade!

Fonte da imagem: Facebook (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário