segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cobertura com Palha de Cana reduz Emissão de CO2


Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal/SP concluíram, através de estudos, que o solo coberto de palha de cana promove a diminuição de 20% na liberação de CO2 para o ar. O solo descoberto colabora para que o estoque de carbono se dissipa mais facilmente. Os pesquisadores chegaram a conclusão que o solo coberto pela palha de cana-de-açúcar liberou 400 quilos de carbono a menos que o solo desprotegido. Isto eqüivale a 1,5 mil quilos de CO2.

Segundo Newton La Scala Júnior, um dos pesquisadores, este resultado é muito
importante para a indústria da cana. A palha da cana sobre o solo apresenta grandes benefícios para o produtor, porque num solo desprotegido a liberação de CO2 concorre para deixá-lo mais pobre em nutrientes. A manutenção da palha de cana contribuirá para que o produtor economize na aplicação de fertilizantes. Foram comparadas três modalidades:

1) solo recoberto por uma espessa de palha de cana-de-açúcar, como se apresenta a superfície após a colheita mecanizada;

2) solo com parte desta palha;

3) solo sem nenhuma proteção após a colheita.

Segundo Newton, a palha mantém a umidade do solo porque a temperatura não aumenta muito: isto permite uma menor atividade dos microorganismos do solo e, consequentemente, menor emissão de CO2.

Posteriormente, os pesquisadores irão avaliar se a cana molhada pela chuva faz com que o solo emita gás metano em grande quantidade. O metano e o gás carbônico são responsáveis pelo efeito estufa. Newton conclui que para uma agricultura de baixo impacto ambiental, deve haver um melhor planejamento do manejo da terra.

Fonte: Blog "Na sala com Gismonti" (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Interessante esse levantamento. Se queremos ter biocombustíveis, é necessário termos plantações de cana-de-açúcar e com a grande concentração de áreas de cana em São Paulo, essas inovações são mais que necessárias.

Uma das grandes barreiras para a exportação de etanol são as dúvidas ambientais da produção do biocombustível, e isso poderá auxiliar o processo de conhecimento dos reais impactos, tanto positivos como negativos.

Solo com maior cobretura traz vários benefícios ambientais, como manuenção da biodiversidade do solo, melhor conversão de matéria orgânica em nutrientes para o solo, menor necessidade de adubos (que no Brasil são quase que totalmente importado), controle da erosão do solo, mredução da velocidade das enxurradas (run of) aumentando a taxa de infiltração de água no solo e menor assoreamento de corpos de água entre outros.

O Brasil tem crescido muito na implantação do Plantio Direto e estudos como esses só aumentam os benefícios gerados fazendo mais produtores optar por essa tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário