quarta-feira, 30 de março de 2011

A péssima Qualidade de nossos representantes.




Congresso, gays e negros reagem contra declarações de deputado

Declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) num programa de TV provocaram uma avalanche de reações no Congresso e entre ativistas do movimento negro e gay.

No quadro "O Povo Quer Saber", do programa CQC, da TV Bandeirantes, a cantora Preta Gil perguntou como ele reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra.

O parlamentar, que tem um extenso histórico de polêmicas relacionado a direitos civis e humanos, respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu."

Após o programa ir ao ar na noite de anteontem, Bolsonaro tentou se justificar. Disse que, na realidade, pensou que a pergunta se referisse a um relacionamento gay.

"Essa se encaixa na resposta que eu dei. Para mim, ser gay é promíscuo, sim".



"ATÉ O FIM"

A resposta provocou mais polêmica. Preta Gil ameaça processá-lo. Diz que vai entrar com uma ação de indenização por danos morais.

"Sou uma mulher negra, forte e irei até o fim contra esse deputado racista, homofóbico, nojento", escreveu, irada, a cantora no Twitter.

Colegas de Câmara dos Deputados afirmam que vão encaminhar ao Ministério Público Federal e à Procuradoria Geral da República um pedido de investigação sobre o parlamentar eleito pelo Rio.

O deputado Edson Santos (PT-RJ) já pediu abertura de processo por quebra de decoro contra o parlamentar. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Manuela D'Ávila (PC do B-RS), apresentará moção de repúdio.

Manuela D'Ávila ressalta que o racismo aconteceu, independentemente de quem tenha sido o alvo do colega.

Ideraldo Beltrame, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, afirmou que o movimento também vai mobilizar parlamentares para que seja aberto um processo no Congresso contra Bolsonaro.

A OAB do Rio de Janeiro informou que também vai pedir a abertura de um processo por quebra de decoro.

A Câmara já abriu mais de 20 procedimentos contra Bolsonaro por suas declarações polêmicas, mas nenhum deles resultou em punição.

Na entrevista, o deputado também disse que não iria a desfiles gays porque não promove "maus costumes", que daria "porrada" se pegasse um filho fumando maconha e que sente saudade dos generais que presidiram o país durante a ditadura militar.

Bolsonaro informou ontem que vai protocolar um ofício no Conselho de Ética pedindo para ser ouvido.

"Ele [o deputado] mudou o foco [ao dizer que não se referia aos negros], mas está fazendo a mesma coisa, discriminando pessoas", afirmou José Vicente, presidente da Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural).

Fonte: Folha de São Paulo (aqui) e Youtube (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Como o Brasil é uma democracia, a diversidade de opiniões deve estar representada no Congresso Nacional. Assim, grupos de extrema direita como o nobre edil deve estar representado lá.

Mas o cuidado que um parlamentar deve ter é muito grande, pois declarações como essas podem inflamar situações de extrema violência no Brasil, de ambos os lados das trincheiras sociais.

O racismo no Brasil é crime inafiançável no Brasil desde a Constituição de 1988, mas infelizmente as inserções constitucionais que foram inseridas para proteger as partes mais fracas da sociedade não são implementadas com o mesmo vigor como as que protegem os grandes corruptos. Vide neste caso a recente decisão do STF sobre o Ficha Limpa.

Em tempo: defender-se  dizendo que confundiu a palavra negra com gay é ridículo. Além do fato que ele se defende atacando outro grupo...


Esse é o nosso Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário