quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Campanha Adote um Vereador.


CAMPANHA ADOTE UM VEREADOR

Há no município de São Paulo uma campanha cidadã muito interessante e que deveria ser copiada por todos os municípios brasileiros.

Trata-se da campanha Adote um Vereador. Essa campanha é muito simples e as regras são as seguintes:

1. Acompanhe o vereador que você votou na última eleição que ocorreu em outubro do ano passado. Caso o seu candidato não tenha sido eleito, adote outro que seja da mesma orientação partidária ou outro de sua escolha.

2. Acompanhe todas as suas ações como: votação em temas polêmicos, explanação na tribuna, posicionamento perante questões de interesse da sociedade, fiscalização das atividades da prefeitura, projetos de leis, emendas, projetos de moção, participação social em Limeira etc.

3. Busque saber quais são as prerrogativas de um vereador e exija que seu vereador faça a parte que lhe cabe.

4. Divulgue o que ele tem feito ou o que ele não tem feito por todos os lados, seja na mídia (rádios, televisão), seja na internet como blogs, twitter, orkut etc.

5. E se ao final do mandato, ele não cumprir o que prometeu, lembre-se na hora em que ele pedir votos e também alerte seus conhecidos sobre essa situação.
Se conseguirmos aumentar esse controle, nossa Câmara será bem diferente, já que os nobres vereadores refletirão antes de tomar qualquer decisão ou então na próxima legislatura, as cadeiras não contarão com tão “nobre” presença.

Se cada limeirense assistisse a uma única sessão de nossa Câmara durante o ano, com certeza, os resultados nas eleições seriam bem diferentes.

Se você desejar saber mais sobre qual o papel de um vereador no município, recomendo que leia a cartilha chamada “O vereador e a fiscalização dos recursos públicos municipais”, de autoria da Controladoria Geral da União em 2009. Esse material pode ser encontrada no site www.cgu.gov.br.

Somente com informação, transparência e controle que conseguiremos melhorar o trabalho de nossos nobres representantes.

Faça a sua parte e o trabalho de todo mundo será menor!

Observação: eu possuo o arquivo em pdf. Quem quiser, entre em contato comigo que encaminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário