segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Comdema aprova espécies de mudas para arborização urbana


Comdema aprova espécies de mudas para arborização urbana

A 12ª reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizada na última quarta-feira (16), na Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI Regional de Limeira), tratou de importantes assuntos sobre o desenvolvimento do município. O encontro ocorreu sob coordenação do presidente do Comdema e secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo. Na ocasião, os conselheiros aprovaram por unanimidade a lista de espécies de mudas para arborização urbana. O material foi desenvolvido pela Secretaria com objetivo de orientar o plantio adequado de árvores para cada local, respeitando as eventuais interferências, como o trânsito e a fiação elétrica.

Durante a reunião, foi aprovada a utilização de verba do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA) para a reconstrução do Viveiro Municipal. O Comdema também ratificou a deliberação do Conselho Municipal de Planejamento Territorial e Ambiental de Limeira (COMPLAN), que permite mudanças no Planto Diretor Territorial de Limeira, para que as atividades de pequenos produtores sejam contempladas no zoneamento rural e possam ser inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Esta medida irá trazer mais qualidade e confiabilidade aos produtos manufaturados, de origem animal, produzidos localmente.

Outro assunto debatido durante a reunião, foi o ofício encaminhado pelo grupo de trabalho da Comissão da Zona de Proteção dos Mananciais (ZPM). O Conselho se posicionou favorável à coleta de mais informações sobre as atividades de uma empresa do município que desenvolve um projeto de fertirrigação, técnica de adubação que combina irrigação com fertilização para levar nutrientes ao solo. O objetivo é obter mais detalhes sobre o trabalho para avaliar como as operações podem impactar o meio ambiente. “As deliberações desta reunião reforçam a grande relevância e plena atividade deste conselho, desde as votações até a gestão dos recursos provenientes do FUNDEMA”, destacou o secretário Paulo Trigo.

Fonte: Portal Alô! (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário