segunda-feira, 15 de maio de 2017

Água: Ministério institui encontros formativos



Assinatura da portaria ocorreu durante a abertura do V Encontro Nacional de Educação Ambiental para Gestão da Águas, nesta terça, em Brasília.

TINNA OLIVEIRA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) institucionalizou os encontros formativos de educação ambiental para gestão das águas, por meio da assinatura de uma portaria que garantirá a continuidade do processo e a realização dos encontros a cada dois anos. A formalização foi feita pelo secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, representando o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na abertura da quinta edição do encontro nacional, realizada em Brasília, nesta terça-feira (09/05).  

Para o secretário, a gestão das águas é uma agenda prioritária e urgente. “A assinatura da portaria que institui o Encontro como evento a ser realizado a cada dois anos, sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA), é um marco nesta edição”, disse. Edson Duarte também chamou a atenção para a mobilização de educadores do Brasil, da América Latina e do Caribe, para o Processo Cidadão do 8º Fórum Mundial da Água, reforçando a importante presença de lideranças juvenis para gestão das águas.

“Assumimos com a ANA, em 2016, a organização do 8º Fórum, ao lado do Governo do Distrito Federal, considerando sua relevância para o estabelecimento de compromissos políticos e incentivos de ações, além do debate profundo e qualificado sobre temas relacionados aos recursos hídricos”, destacou. Ele explicou que o Fórum será realizado pela primeira vez em país do Hemisfério Sul e reforçou o convite para a participação de todos. 

“Espero, portanto, que este encontro contribua para que o 8º Fórum motive a sociedade a questionar nossas legislações, políticas, modelos de gestão e padrões de consumo e que colabore, ainda, na conscientização e mobilização para a proteção de florestas e rios”, concluiu.

Participaram também da mesa de abertura: a secretária executiva adjunta do CBN Paranapanema e presidente da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos, Suraya Modaelli; a delegada jovem do Conselho Mundial da Água para as Américas, Tatiana Silva; a representante do Fórum Cidadão, Taciana Leme; o chefe da Unidade Estratégica de Água da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sérgio Augusto Ribeiro; e a diretora da Agência Nacional de Águas, Gisela Forattini. 

O quinto encontro tem por objetivo o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do país. A iniciativa faz parte do processo de formação continuada e permanente, que é uma das Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para os próximos quatro anos. O evento acontece até sexta-feira (12/05).

Fonte: Site do Ministério do Meio Ambiente (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário