sábado, 31 de maio de 2014

Prefeitura participa da elaboração de material educativo sobre uso racional da água

 




Representantes da Prefeitura de Limeira participaram, nesta terça-feira, 27 de maio, de uma reunião para desenvolver o material educativo de uma campanha que pretende incentivar a população a fazer o uso racional da água. A iniciativa é da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e também contou com a participação de integrantes da Diretoria Estadual de Ensino, da Odebrecht Ambiental e da Cetesb. O encontro ocorreu na Faculdade de Administração e Artes de Limeira (Faal).

Segundo o conselheiro do município de Hortolândia, o médico veterinário Paulo José Mancuso, o tema foi escolhido em função do atual período de estiagem passado pelo Estado de São Paulo. “A ideia é produzir um material com linguagem acessível, que possa conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos”, afirmou.

Outro participante da reunião, o diretor de Parques Ambientais da Prefeitura de Limeira, Tiago Georgette, a bacia PCJ é responsável pelo abastecimento de 14 milhões de habitantes, sendo 9 milhões na Região Metropolitana de São Paulo. “Não temos mais onde buscar água, por isto, é importante trabalhar o uso racional desse recurso. Neste ano em que hão houve chuva suficiente, o assunto torna-se ainda mais importante”, salientou.

Também foi discutida a produção de uma cartilha educativa que irá explicar o que é o Plano das Bacias do PCJ, que inclui 65 municípios só no estado de São Paulo. O plano é uma série de ações que devem ser colocadas em prática por toda a sociedade para a manutenção da disponibilidade hídrica no estado de São Paulo, como o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares.

As reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental ocorrem bimestralmente, cada vez em uma cidade diferente. Georgette explica que a Câmara é aberta à participação de instituições como ONGs, escolas, associações de moradores e indústrias consumidoras de água, entre outras. Os interessados podem pedir informações pelo e-mail: fundacao@agenciapcj.org.br.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário