terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em reunião com prefeito, empresários abordam tratamento de efluentes


26/11/2013 - 14:26:00

Representantes da Associação Limeirense de Joias (ALJ), Cetesb, Foz do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, com o prefeito Paulo Hadich. Da pauta da reunião, constavam os seguintes itens: solicitação de indicadores de geração de efluentes em Limeira, elaboração de estudo e pesquisa para Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais, estudo do zoneamento urbano para possível instalação de tratamento, planejamento estratégico e busca de parcerias estaduais e federais e cronograma executivo.

Participaram da reunião o secretário-chefe de Gabinete do prefeito, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior, o secretário de Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, e o presidente do SAAE, Osmar da Silva Júnior.

De acordo com o presidente da ALJ, Rodolfo Dib Mereb Júnior, há um volume muito alto de efluentes gerados no município por indústrias de vários segmentos, com descarte incorreto de parte desse material, que pode contaminar o meio ambiente. Para ele, o custo logístico é muito alto para transportar com segurança os efluentes, devido as empresas de tratamento se localizarem em municípios distantes de Limeira. Mereb Júnior acredita que, com tratamento local, as empresas poderão reduzir custos, viabilizando melhor as operações.

Como forma de viabilizar o tratamento no município de Limeira, foi apresentada a proposta de trabalho das empresas Hydroquímica, representada pelo sócio-proprietário Almir Brancher; Purimetal, pelo sócio-diretor, Luiz Fillipe Nascimento; e Saita, que compõem a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos e Sólidos, com a proposta de encerrar o tratamento nas empresas de folheados e concentrá-lo na central. Os representantes apresentaram o trabalho realizado no município de Guaporé e se colocaram à disposição para iniciar o atendimento em Limeira.

Segundo Nascimento, atualmente a Central de Tratamento atende 86 galvânicas somente em Guaporé. “Com a viabilização da Central de Tratamento em Limeira, assim como em Guaporé, a central ficaria responsável pelo transporte, coleta e análise do efluente, e a Cetesb monitoraria todas as empresas com vínculo com a central”, explica. O gerente da Cetesb, Adilson Rossini, vê com bons olhos essa reunião. Para ele, a instalação da Central de Tratamento será mais uma ferramenta para combater o lançamento irregular de efluentes. "Solução para isso tem, porém também há um custo”, diz.

Sendo os empresários do setor de folheados favoráveis à central, o próximo passo será a instalação na cidade. Hadich informou que a cidade possui um conjunto de incentivos fiscais às empresas que se instalam no município. “O que for possível para diminuir custos e auxiliar os empresários, a Prefeitura fará”.

por Secretaria Municipal de Comunicações (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário