segunda-feira, 1 de abril de 2013

Meio Ambiente e Foz do Brasil comemoram o Dia Mundial da Água na Praça Toledo Barros

A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira e a empresa concessionária Foz do Brasil comemoraram nesta sexta-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água, com atividades na Praça Toledo Barros. A iniciativa contou com o Laboratório Móvel da Concessionária, que realiza coletas e análises da água distribuída no município.

Segundo o diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tiago Valentim Georgette, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância e preservação da água. “É preciso ensinar a população a cuidar desse bem tão precioso para todos”, afirmou.

A Secretaria do Meio Ambiente realiza diversos projetos relacionados à água ao longo do ano. Dentre eles, estão oficinas de capacitação e conscientização da água, reflorestamento e preservação de nascentes, monitoramento mensal em sete pontos do Rio do Pinhal, além do “Rio limpo começa em casa”, que é uma parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação, Foz do Brasil, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

“O trabalho da Secretaria é fiscalizar a água, seja em quantidade ou qualidade. Além de conscientizar as pessoas a não jogar lixo nos rios e lagos, economizar e reutilizar água nas diversas situações do dia a dia, respeitar as regiões de mananciais, entre outras medidas”, comenta Georgette.

De acordo com o tecnólogo em processos químicos e supervisor da Estação de Tratamento de Água (ETA) Erik Krambeck, a Foz do Brasil realiza o processo de monitoramento para garantir que a água chegue com qualidade na torneira da população. “Mensalmente, monitoramos 181 pontos estratégicos da rede de distribuição. Este monitoramento faz um rigoroso controle de qualidade, que resulta mais de 4.500 análises físico-químicas e bacteriológicas”, ressalta.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, com o objetivo central de criar um momento de reflexão, análise e conscientização. Afinal, somente cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é potável.

Nesta data, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Fonte: Site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário