quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Software Google Earth tem mais de 1 bilhão de downloads.

San Francisco - O software de cartografia Google Earth foi baixado mais de um bilhão de vezes desde seu lançamento em 2005, anunciou o gigante americano da internet.

O Google Earth, um atlas digital disponível gratuitamente, "é provavelmente um dos aplicativos mais baixados de todos os tempos", explicou à l'AFP Peter Birch, diretor do produto no Google.

"Estamos orgulhosos de superar a marca de um bilhão, mas estamos ainda mais fascinados pela maneira como as pessoas utilizam o Google Earth para explorar o mundo", acrescentou o vice-presidente do Google Earth e Google Maps, Brian McClendon.

Google Earth foi lançado em junho de 2005 após a compra no ano anterior da empresa Keyhole, especializada em cartografia digital e fundada por McClendon.

O software permite visualizar o planeta Terra, passear por ele, e teve o acréscimo durante os anos de vária funcionalidades, como cidades inteiras em 3D.

Para ilustrar o sucesso de seu programa, o Google lançou o site OneWorldManyStories.com, onde os utilizadores contam como o Google Earth lhes foi útil.

Um universitário australiano, David Kennedy, explicou que conseguiu descobrir tumbas antigas sem sair de Perth, fazendo simplesmente uma varredura nos mapas da Arábia Saudita e da Jordânia no Google Earth.

A oceanógrafa Sylvia Earle utiliza o programa para promover sua luta pela proteção dos oceanos, enquanto a organização Save the Elephants usa para construir uma cartografia dos elefantes.

Fonte: Portal Exame (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

O Programa Google Earth, sem dúvidas, é um dos avanços inimagináveis que hoje eu não consigo sem dar uma visitada, de tempos em tempos.

Eu uso o programa tanto para o trabalho como encontrar os locais e rotas para as viagens de campo como para conhecer parte da realidade das fazendas e empresas que trabalhamos juntos no IGEAgro.

Uso muito também para conhecer mais sobre história, geografia e assuntos militares que eu curto.

Essa ferramenta é um meio que transcende a capacidade de conhecimento de vários locais do mundo saindo dos pontos comuns que são mostrado na televisão, além do fato de auxiliá-lo a ter outra visão dos temas abordados em noticiários e documentários.

Uma curiosidade que achei há pouco tempo é a capacidade que o Google Earth tem de mostar algumas cidades da época da segunda guerra mundial (1939-1945), cujas imagens aéreas da época foram carregadas. Exemplos são as cidades de Berlin (Alemanha) e Varsóvia (Polônia), que pode ser conhecidas antes e depois da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário