segunda-feira, 5 de abril de 2010

31 de março



O dia foi sugestivo, talvez coincidência. Porém, nada comparável a 1964, ressalva-se, antes que os mais críticos a este colunista, inclusive aqueles paus mandados que conhecemos também destilem seus venenos em ondas radiofônicas, por exemplo. Como vem sendo comum, como, aliás, é comum da parte daqueles que usam espaço em veículos de comunicação para defender interesses muito obscuros.

Mas, sem dúvida, foi uma espécie de golpe o que se passou na Câmara - e naqueles bastidores podemos dizer assim nada republicanos - em relação à manobra indecorosa de vereadores com fidelidade canina ao prefeito Silvio Félix (PDT). Inclusive aqueles mais dissimulados como Miguel Lombardi (PR) - ausente, curiosamente em duas sessões recentes que se buscava a assinatura dele como signatário da CPI da Merenda, hoje enterrada. Mas isso é uma outra história.

Talvez, lá na frente, se compreenderá a omissão da Câmara em relação a esse assunto tão delicado para a cidade.
Voltemos ao 31 de março de anteontem. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), composta por Carlinhos Silva (PDT), Nilce Segalla (PTB) e presidida por Miguel Lombardi (PR), resolve da noite para o dia analisar e enterrar de vez o projeto que reduz alíquota de ISS de 4% para 2%, em Limeira - uma proposta do vereador Paulo Hadich (PSB) que vinha ganhando apelo popular, e bastante inteligente no sentido de desonerar a carga tributária.

A manobra/golpe se consolidou pelo cenário dos últimos dias e derrubando acordo teoricamente firmado entre cavaleiros. Quando voltou de órgão de consultoria, o projeto de Hadich - já golpeado anteriormente quando ia à votação - deveria aguardar a LDO para se buscar um respaldo legal ao projeto.
Vereadores da CCJ sabiam disso, porém colocaram o projeto sob análise, bem rapidinho, na surdina. Carlinhos Silva foi o relator que apontou para a ilegalidade. A CCJ, presidida por Miguel, bateu o martelo e sepultou a proposta. Isso com Hadich bem longe. Romeiro, ele participa de atividade anual de grupo de Limeira em busca da fé em Aparecida.

Da nossa parte, é preciso mesmo ter muita fé que um dia esse ambiente nefasto da política passará. Isso sem a necessidade daquele trágico 31 de março de 64.

EVOLUÇÃO

Eliseu está adotando práticas midiáticas muito semelhante ao seu novo guru da política Sílvio Félix. Em outros tempos, o jovem vereador que sonha ser prefeito tal como o chefe, era, digamos, mais puro.

Fonte: Coluna Roda Viva do Jornal de Limeira.

Meus comentários

Além da inescrupulosa falta de respeito que foi enterrar esse projeto, quando seu autor estava fora, é o motivo. Arquivaram porque o Dr. Paulo não apresentou o quadro de imapcto orçamentário, mas ninguém disse que o vereador solicitou via requerimento as informações e simplesmente a prefeitura não enviou. PORTANTO: a prefeitura foi omissa (ou outra coisa...) e o projeto que foi pro ralo... Que cada limeirense se lembre desses acontecimentos em outubro e também em 2012...

Nenhum comentário:

Postar um comentário