Piracicaba terá um inventário de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) inédito entre os municípios do Estado, que servirá como norteador de futuras políticas públicas para o estabelecimento de metas de redução e mitigação desses gases.
Para a elaboração do estudo, que será desenvolvido nos próximos seis meses, a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) contratou uma empresa especializada por R$ 58 mil. De acordo com informações da Pasta, o documento fará a quantificação das emissões anuais desses gases no município com o objetivo de estabelecer metas e ações de curto, médio e longo prazos.
"O município está contratando a elaboração do inventário visto que tanto o governo estadual como o governo federal estabeleceram parâmetros para a redução desses gases. Para que possamos contribuir com a redução, precisamos conhecer o quanto o município emite de GEE e quais são as fontes de emissão", explicou a secretaria.
João Luis Nunes Carvalho, diretor-executivo da Delta CO2, empresa que venceu a licitação e irá realizar o estudo, contou que Piracicaba é pioneira entre os municípios paulistas a desenvolver o inventário. Segundo ele, esse tipo de estudo já foi desenvolvido pelo governo federal.
"O Estado de São Paulo ainda está em processo de desenvolvimento do seu inventário", informou, acrescentando que a empresa participa dessa elaboração, que deve apresentar seus primeiros resultados em três meses. (Camila Souza)
Fonte: Jornal de Piracicaba (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário