Limeira está em um patamar intermediário no que se refere ao número de ônibus do transporte público por habitante. Entre as cidades pesquisadas, Limeira tem menos ônibus que as vizinhas Americana e Piracicaba, e também que as cidades de Araraquara e São Carlos, com porte semelhante ao do município.
São aproximadamente 2.217 habitantes por ônibus. Isso considerando a frota total das viações Limeirense e Sudeste e não o número real de carros que circulam diariamente pelas ruas. O Jornal de Limeira tentou contato com ambas as empresas, mas estas não informaram o número de veículos que estão em circulação. Foram considerados 127 ônibus na frota limeirense.
Americana tem um ônibus para cada 1.900 habitantes. São 108 veículos destinados ao transporte público urbano. Já Piracicaba conta com uma estrutura ainda maior. São 225 ônibus, o que equivale a 1.639 habitantes por veículo.
A cidade perde ainda para municípios como Araraquara e São Carlos, que possuem menos habitantes, mas uma relação maior entre o número de carros.
Araraquara tem 120 ônibus na frota, o equivalente a um veículo a cada 1.672 habitantes. E São Carlos, também com 120 veículos, possui uma relação de 1.837 habitantes por ônibus na frota.
O professor e especialista em trânsito Sérgio Lordello enfatiza que não é possível definir se é uma boa ou ruim relação. "É preciso realizar uma pesquisa que faça um cruzamento de dados mais abrangente", disse. Segundo Lordello, esses dados são relacionados principalmente ao desejo do usuário, que inclui principalmente a origem e o destino, e a maneira como a frota contempla o interesse do passageiro.
FROTAS MENORES
Algumas cidades da região têm frotas menores que a de Limeira. É o caso, por exemplo, de Araras, Rio Claro e Santa Bárbara d"Oeste. Araras têm uma frota de 35 ônibus. A cada 3.272 habitantes, há um veículo em circulação. Rio Claro tem 48 carros em circulação. Há 3.998 habitantes para cada ônibus. E Santa Bárbara d"Oeste tem 31 carros, sendo um para cada 6.115 habitantes.
Em novembro do ano passado, levantamento do Jornal de Limeira apontou que o município perde também em preço e estrutura. A tarifa da cidade é a mais cara dentre cidades como as já citadas Americana, Araraquara e São Carlos, e também Rio Claro e Santa Bárbara d"Oeste. A cidade só tem a tarifa menor que Piracicaba, mas não conta com a estrutura do município vizinho em terminais e integração, por exemplo.
Fonte: Jornal de Limeira (aqui)
MEUS COMENTÁRIOS
A relação entre quantidade de ônibus por habitante e o preço é bem lógica. Mais ônibus é igual a menos tempo de espera, melhor conforto, melhores condições que resultam em mais passageiros transportados dimunindo o custo para todos, que possibilita mais ônibus, mais conforto e por aí vai... Enquanto isso em Limeira o que encontramos? Justamente o contrário: serviço cada vez pior, facilitando para o cidadão comprar uma moto e diminuindo-se o número de transportados, que piora ainda mais a situação. Enquanto Limeira tiver esse pensamento míope, mais serviços medíocres e stress teremos.
São aproximadamente 2.217 habitantes por ônibus. Isso considerando a frota total das viações Limeirense e Sudeste e não o número real de carros que circulam diariamente pelas ruas. O Jornal de Limeira tentou contato com ambas as empresas, mas estas não informaram o número de veículos que estão em circulação. Foram considerados 127 ônibus na frota limeirense.
Americana tem um ônibus para cada 1.900 habitantes. São 108 veículos destinados ao transporte público urbano. Já Piracicaba conta com uma estrutura ainda maior. São 225 ônibus, o que equivale a 1.639 habitantes por veículo.
A cidade perde ainda para municípios como Araraquara e São Carlos, que possuem menos habitantes, mas uma relação maior entre o número de carros.
Araraquara tem 120 ônibus na frota, o equivalente a um veículo a cada 1.672 habitantes. E São Carlos, também com 120 veículos, possui uma relação de 1.837 habitantes por ônibus na frota.
O professor e especialista em trânsito Sérgio Lordello enfatiza que não é possível definir se é uma boa ou ruim relação. "É preciso realizar uma pesquisa que faça um cruzamento de dados mais abrangente", disse. Segundo Lordello, esses dados são relacionados principalmente ao desejo do usuário, que inclui principalmente a origem e o destino, e a maneira como a frota contempla o interesse do passageiro.
FROTAS MENORES
Algumas cidades da região têm frotas menores que a de Limeira. É o caso, por exemplo, de Araras, Rio Claro e Santa Bárbara d"Oeste. Araras têm uma frota de 35 ônibus. A cada 3.272 habitantes, há um veículo em circulação. Rio Claro tem 48 carros em circulação. Há 3.998 habitantes para cada ônibus. E Santa Bárbara d"Oeste tem 31 carros, sendo um para cada 6.115 habitantes.
Em novembro do ano passado, levantamento do Jornal de Limeira apontou que o município perde também em preço e estrutura. A tarifa da cidade é a mais cara dentre cidades como as já citadas Americana, Araraquara e São Carlos, e também Rio Claro e Santa Bárbara d"Oeste. A cidade só tem a tarifa menor que Piracicaba, mas não conta com a estrutura do município vizinho em terminais e integração, por exemplo.
Fonte: Jornal de Limeira (aqui)
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A relação entre quantidade de ônibus por habitante e o preço é bem lógica. Mais ônibus é igual a menos tempo de espera, melhor conforto, melhores condições que resultam em mais passageiros transportados dimunindo o custo para todos, que possibilita mais ônibus, mais conforto e por aí vai... Enquanto isso em Limeira o que encontramos? Justamente o contrário: serviço cada vez pior, facilitando para o cidadão comprar uma moto e diminuindo-se o número de transportados, que piora ainda mais a situação. Enquanto Limeira tiver esse pensamento míope, mais serviços medíocres e stress teremos.
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