quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Muito interessante esse posicionamento.


Vale a pena ser lida a reportagem da Folha de São Paulo publicada no dia 1 de outubro de 2009.

A reportagem tem o título de "Azul critica privatização de aeroportos e pede autonomia à Infraero" e pode ser lida aqui.

Nela, o presidente da companhia David Neeleman defende que os aeroportos nacionais não sejam privatizados devido sua importância estratégica para o país. Ele ressalta que nem os Estados Unidos privatizaram seus principais aeroportos.

Muitos defendem a privatização para que se obtenha mais recursos para ampliar o capacidade e também para melhorar a qualidade do sistema. Segundo Neeleman, mais importante do que privatizar, basta que o governo regule que o recurso auferido no aeroporto fique para o aeroporto melhorar seu serviço prestado.

Dificilmente, ouve-se uma liderança empresarial defendendo a manutenção de estruturas no poder do Estado. Lógico, que ele sabe que custos podem aumentar após a privatização, como no caso das estradas e telefonia.

Muitas vezes o problema não foi deixar as companhias na mão do Estado, mas sim no sucateamento que algumas lideranças míopes fizeram no passado. E essa liderança míope, qualquer agente privado pode ter, pois se não nenhuma empresa privada quebraria!

Fonte da Imagem: minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário